Siga oGol no facebook
    bet365
    Reformulação no Bayern, trabalho consolidado no Dortmund

    Sem Robben e Ribéry, Bayern dá início à Bundesliga com Dortmund como principal desafiante

    2019/08/16 06:59
    E0

    A Bundesliga começa nesta sexta-feira com o atual heptacampeão Bayern de Munique em cena, contra o Hertha Berlin, na Allianz Arena. Uma estreia cercada de incertezas, com um Bayern em processo complexo de renovação depois das saídas de Robben e Ribéry. Embora o time bávaro seja favorito, o Borussia Dortmund se apresenta com mais força que nos últimos anos como principal candidato a terminar com a hegemonia do rival.

    Começamos então por avaliar a situação do Bayern de Munique, e ela não é assim tão animadora para 2019/20. Clube mais rico e vencedor da Alemanha, o Bayern é ainda o favorito ao título, porém passa hoje a impressão de ter caído muito abaixo da elite da Europa. Dentro do próprio clube há quem conteste a força e o tamanho do elenco atual, caso por exemplo de Lewandowski.

    "Precisamos de jogadores. Vai ser difícil vencer a Liga dos Campeões sem novas contratações. O Bayern de Munique não fez nenhuma grande contratação nos dois últimos anos", chegou a lamentar o atacante em julho.

    A preocupação tem um motivo simples: as saídas de Robben e Ribéry. A dupla marcou época no Bayern, conquistou tudo com o clube, e, como natural, envelheceu. O Bayern até planejou uma transição menos dramática, porém teve problemas para encontrar nomes capazes de substituir à altura os pontas de Holanda e França. As esperanças hoje ficam nos pés dos jovens Coman e Gnabry, e há poucas opções para revezar, embora a chegada de Perisic, de 30 anos, possa ajudar neste sentido.

    Leroy Sané era o grande sonho do Bayern para dar início a uma nova geração de pontas para o futuro. A lesão grave sofrida pelo jogador no Manchester City encerrou as esperanças para essa temporada. Neste momento, embora outros nomes venham sendo estudados, como Philippe Coutinho, a verdade é que o time bávaro parece sem uma ideia clara de como resolver a transição.

    O elenco do Bayern parece enxuto também na defesa, que perdeu jogadores importantes como Hummels e Rafinha, embora neste setor a diretoria tenha investido pesado nas contratações dos laterais-zagueiros Benjamin Pavard e Lucas Hernandéz. Hummels, por acaso, deixou o Bayern para retornar a seu ex-clube: o Dortumund.

    Dortmund se reforça com destaques da própria Bundesliga

    A vitória na Supercopa da Alemanha pode não significar muito. O torneio é quase um amistoso festivo de abertura de temporada. Mas a vitória do Borussia Dortmund só alimentou a impressão de que o ano pode ser diferente. Se o Bayern parece enfraquecido em um momento de renovação, o Borussia Dortmund vem consolidando seu elenco e se fortalecendo cada vez mais.

    A contratação de Julian Brandt, ex-Bayer Leverkusen, Thorgan Hazard, ex-Borussia M'Gladbach, e Nico Schulz, ex-Hoffenheim, chegaram a ser alvo de uma análise mais aprofundada aqui em oGol (leia aqui o texto). O clube ainda manteve Alcácer, em definitivo, e trouxe de volta Hummels para a defesa. Todos são reforços com experiência e destaque na Bundesliga.

    No ano passado, o Dortmund por pouco não conseguiu colocar um fim na hegemonia do Bayern. Dois pontos separaram os clubes, e o time aurinegro chegou a liderar por longo período. Ao contrário do rival, o Dortmund não perdeu jogadores realmente importantes, com exceção de Pulisic, mas o prodígio norte-americano já tinha perdido espaço na última temporada.

    O Dortmund chega em 2019/20 com um elenco fortalecido e com um nome em destaque: Jadon Sancho. Apesar de ter apenas 19 anos, Sancho foi destaque na temporada passada e chega ainda mais maduro para a disputa atual. O exemplo disto foi a atuação decisiva contra o Bayern na Supercopa.

    Além de Dortmund e Bayern, vale ter atenção ao RB Leipzig, que vem se firmando como uma terceira potência na Alemanha. Há ainda outras atrações, como a expectativa para ver como o popular Schalke 04 vai reagir depois de uma temporada muito ruim. Veja abaixo os jogos da primeira rodada.


    Quadro completo (Rodada 1):


    1. Bundesliga 2019/20: confira aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…

    Libertadores
    Tempo real
    Vida ou morte para o Tricolor!
    O Grêmio visita o Estudiante em Plata para um duelo decisivo pela Libertadores. O Tricolor Gaúcho depende apenas da vitória para seguir vivo na competição.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09
    Creed93 22-04-2024, 19:02
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:13
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:05