Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Futebol Internacional
      Pioneiro

      Elkeson é lembrado por Lippi e pode ser primeiro brasileiro a jogar pela seleção chinesa

      2019/08/21 08:42
      E1

      Há muito tempo que a Federação Chinesa investe em mão de obra estrangeira para desenvolver o futebol no país. A princípio, tentou acrescentar nomes importantes do esporte no campeonato para dar mais experiência e competitividade aos jogadores locais. Agora, porém, se inicia uma nova etapa do projeto: a naturalização. E o brasileiro Elkeson é um dos pioneiros. 

      No fim de maio, Marcelo Lippi, técnico da seleção nacional, já havia convocado Nico Yennaris, meia nascido em Londres. Mas o caso de Nico é diferente de Elkeson, já que o inglês tem mãe chinesa. Ou seja: tem sangue chinês. 

      Elkeson é nascido em Coelho Neto, no Maranhão, e só tem ligação com a China a partir do momento que começou a jogar por lá. A relação começou em 2013, após boa temporada no Botafogo. São, portanto, mais de seis anos no país. 

      Desde 2002 sem disputar uma Copa do Mundo, a China cansou de esperar o nascimento de um craque feito em casa. O Governo trata o futebol como prioridade, e está na hora de voltar a uma Copa. Para encurtar o caminho, as naturalizações vão ser facilitadas. 

      Elkeson e Nico, inclusive, são os primeiros, mas não os últimos. Nos últimos dias, surgiram fotos de documentos na imprensa chinesa que indicam que Ricardo Goulart, Aloísio, Alan e Fernandinho também estariam em processo de naturalização. 

      Elkeson retornou recentemente ao Guangzhou Evergrande e é o vice-artilheiro do Campeonato Chinês, com 15 gols. O atacante já foi duas vezes campeão da Liga dos Campeões da Ásia, quatro do Campeonato Chinês e uma da Supercopa. Com passagem também pelo Shanghai SIPG, fez no total 102 gols em 153 partidas pelo Campeonato Chinês. 

      O brasileiro está em uma lista de 35 jogadores convocados por Lippi para treinamentos visando jogos de Eliminatórias. O alto número de atletas se explica: atletas de Shanghai SIPG e Guangzhou Evergrande só se apresentarão após os jogos da ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia, dias 27 e 28 deste mês. Com a apresentação destes atletas, incluindo Elkeson, 12 jogadores serão cortados. A China joga no dia 10 de setembro contra as Maldivas, fora de casa, abrindo o grupo A das Eliminatórias para a Copa do Mundo. 

      China
      Elkeson
      NomeElkeson de Oliveira Cardozo
      Data de Nascimento/Idade1989-07-13(34 anos)
      Nacionalidade
      China
      China
      Dupla Nacionalidade
      Brasil
      Brasil
      PosiçãoAtacante (Centroavante)

      Fotografias(14)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      Elkeson
      2019-08-21 11h51m por Farofa
      Pelo menos tem chance de jogar uma copa do mundo, porque pela seleção brasileira, era muito díficil.
      Links Relacionados

      Série B
      Fantasma aprontou no fim
      De forma sorrateira, como um verdadeiro "fantasma", o Operário estreou com vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, em Ponta Grossa, a ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      mateuspbs 20-04-2024, 00:27
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:05
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:04
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:03
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:01