Siga o canal do youtube do ogol.com.br
bet365
À espera da estreia

Lucas Ribeiro: o próximo brasileiro a ser lapidado pelo Hoffenheim

2019/10/21 17:58
E1

Nas últimas temporadas, em termos de título, a Bundesliga se resumiu ao Bayern de Munique. Mas, além da supremacia bávara, o campeonato alemão tem outras boas histórias a serem contadas e uma deles envolve o Hoffenheim.

O clube, de uma pequena cidade, já está consolidado na elite do futebol local e, ano após ano, investe em jogadores desconhecidos da grande mídia. O próximo a ser lapidado atende por Lucas Ribeiro. 

Formado no Vitória, o jogador teve uma rápida ascensão em um 2018 intenso. Em janeiro, disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior, foi alçado ao time S23, em junho, para o Campeonato Brasileiro de Aspirantes e em agosto, fez sua estreia pelo profissional da equipe baiana. 

Na virada do ano, o Vitória vendeu Lucas Ribeiro para o Hoffenheim. Segundo a diretoria rubro-negra, a maior venda do futebol nordestino e, de acordo com publicações alemãs, o negócio foi fechado em torno de R$ 17 milhões. Até então, a mais cara havia sido a de Zé Rafael, que deixou o Bahia e acertou com o Palmeiras.     

''Eu joguei o campeonato de aspirantes e o professor Carpegiani me chamou para o profissional, onde fiz 16 jogos. Para um jovem que havia começado há pouco tempo no profissional, poder jogar fora do país, era a oportunidade da minha vida.'' - lembrou o jogador. 

Já em 2019, no primeiro trimestre, Lucas Ribeiro fez parte do elenco S20, que disputou o sul-americano, no Chile. O resultado não foi o esperado e a seleção acabou ficando em quinto lugar e fora do mundial da categoria. Apesar disso, o zagueiro destacou um companheiro de time de muito potencial: Rodrygo, ex-Santos e atualmente no Real Madrid. 

''Joguei muitas vezes contra o Rodrygo. Na seleção, pudemos conviver e vi que tem um talento absurdo. Ele está começando a trilhar seu caminho e logo logo, vai conquistar muitos títulos.''   

©Getty / TF-Images
 Ao chegar à Alemanha, o defensor conta que foi muito bem recebido e se impressionou com a bagagem dos seus novos companheiros de time.

''Você se depara com jogadores que já rodaram grandes clubes e eu cheguei, sem experiência. Eles procuram me ajudar da melhor forma possível. Quando acerto, recebo os parabéns, quando erro, me motivam. Está sendo algo fora do normal.''

Mudança de técnico não abala o jogador

Na última temporada, o Hoffenheim tinha o jovem e promissor técnico Julian Nagelsmann. O comandante deixou o cargo e acertou com o RB Leipzig para 2019/20. Apesar da troca, Lucas Ribeiro garante que o estilo de jogo do time permaneceu e já vislumbra sua primeira partida pelo clube alemão. 

''O time trocou de técnico, mas a formação continua a mesma, com três zagueiros. Nós fazemos um treinamento muito intensivo, principalmente com a saída de bola e um jogo rápido. Já estou indo para alguns jogos no banco e logo vou fazer minha estreia.'' 

As referências brasileiras  

Atualmente, a equipe é controlada pelo bilionário alemão Dietmar Hopp, fundador da empresa de softwares SAP, patrocinadora master do clube. Nos últimos anos, o Hoffenheim tem investido bastante em jogadores jovens e lucrado com eles. 

E é claro que os brasileiros entram nesse modelo de negócio. Luiz Gustavo, Roberto Firmino e Joelinton, com que conviveu durante os seis primeiros meses deste ano, são alguns nomes que vestiram a camisa do clube no início de suas passagens pela Europa. Lucas Ribeiro é o brasileiro da vez e espera repetir o sucesso dos compatriotas. 

''São meus espelhos. Eles vieram para cá, conseguiram se adaptar, foram bem e hoje, já vestiram a camisa da seleção e chegaram à equipes maiores. Espero trilhar o mesmo caminho. Tive que me adaptar o mais rápido possível ao fuso horário, o frio e até mesmo ao passe dentro de campo.''

No último domingo, o Hoffenheim venceu o Schalke 04, em casa, por 2 a 0. O resultado levou o time ao décimo primeiro lugar, com 11 pontos. Lucas Ribeiro não estreou. O próximo compromisso é no sábado contra o Hertha Berlin. 

Brasil
Lucas Ribeiro
NomeLucas Ribeiro dos Santos
Data de Nascimento/Idade1999-01-19(25 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoDefensor (Zagueiro)

Fotografias(3)

Comentários (1)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
. . .
2019-10-22 06h13m por Edmaia
Mais um jovem promissor que nao teve uma carreira em seu país
Links Relacionados

Futebol Alemão
Marcou gol de placa contra o Brasil
Um dos jogadores mais falados da semana foi, certamente, o meia espanhol Dani Olmo. A pintura anotada em amistoso contra a seleção brasileira só fez aumentar os holofotes em cima ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ScPKoHx 28-03-2024, 14:40