Siga o canal do youtube do ogol.com.br
bet365
Beneficiado pelo adiamento de El Clásico

Granada, o inesperado líder da Espanha

2019/10/28 13:41
E2

O fim de semana na Espanha deveria ser de expectativa total por El Clásico, o duelo entre Barcelona e Real Madrid, os gigantes do país, e que muitas vezes é determinante na disputa do título. Mas um pequeno coadjuvante roubou a cena, com inesperada liderança: o Granada.

Ao fim de 10 rodadas, não dá para dizer que o Granada está no topo da tabela apenas por acaso. O que não quer dizer que o time, recém-promovido para a elite, não tenha contado com um toque de sorte. A liderança chega com um asterisco, por conta do adiamento do evento maior do futebol espanhol. O resultado de Barça x Real, seja qual for, vai deixar o Granada em segundo ao fim da 10ª rodada, mas para o modesto clube o feito já é histórico na mesma, e o clássico só acontecerá em dezembro.

É preciso recuar 46 anos para lembrar do Granada no topo - e também de forma provisória. Na quinta rodada do Espanhol de 1973/74, o time dormiu na liderança e acabou ultrapassado pelo Celta de Vigo na sequência. No entanto, o sucesso à época foi efêmero, e o Granada atual tem de longe a melhor campanha de sua história.

Com 10 rodadas, o Granada somou 20 pontos, um recorde para o clube, e com seis vitórias, outro recorde. Em 1970 o time tinha vencido cinco das 10 primeiras rodadas, o seu melhor desempenho até então.

Solidez em casa determina campanha histórica

Para chegar ao topo da Espanha, mesmo que de forma provisória, o Granada contou com uma sólida organização defensiva e com atuações seguras em seu território. Foram quatro vitórias em cinco jogos em casa, com apenas um gol sofrido, justamente na derrota para o Sevilla.

O Granada pode se gabar ainda de ter conseguido chegar ao topo com um calendário duro nas primeiras rodadas. Afinal, além do Sevilla, o clube já enfrentou Barcelona - e venceu em casa - e visitou o Santiago Bernabéu, com derrota para o Real Madrid.

A campanha do Granada tem sido liderada pelo jovem técnico Diego Martínez, de 38 anos, e com a força coletiva, embora com destaque para o goleiro Rui Silva e com a experiência de Roberto Soldado no ataque, importante mais pela experiência que passa pela equipe que pelos gols, no caso apenas um em nove jogos disputados.

Enquete
RESULTADO DA VOTAÇÃO
GRANADA
EMPATE
REAL BETIS
Comentários (2)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
Granada
2019-10-29 14h26m por JP_Tricolor
Na verdade é já uma grande campanha para um clube que acabou de subir. E na Espanha a disparidade é tão grande que mesmo uma liderança assim, meio falsa, vale comemorar.
Surpreendente
2019-10-28 15h23m por Okocha10
Não pela liderança, que obviamente mais cedo ou mais tarde vai cair, mas pela campanha de forma geral. Um time que sempre briga na metade inferior da tabela e que já está a 11 da zona de rebaixamento. . . Se conseguirem a vaga na Liga Europa já será um milagre do técnico Diego Martínez.
jogos históricos
U Domingo, 27 Outubro 2019 - 10:00
Nuevo Estadio de Los Cármenes
Mateu Lahoz
1-0
Álvaro Vadillo 61'

Campeonato Paulista
Pela quinta vez seguida...
Pela quinta vez seguida, o Palmeiras está na final do Paulistão. Na noite desta quinta, Endrick tirou o Grêmio Novorizontino do caminho e marcou o gol que garantiu a ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ScPKoHx 28-03-2024, 14:40