Siga oGol no Twitter
    bet365
    Volante recordou passagem na Colina

    Nilton e as glórias e saudades da Colina no tempo em que o Vasco lutava no topo

    E0

    Nilton fez parte do que foi o último grande time do Vasco. Um Vasco que ainda lutava por títulos, em solo brasileiro e internacional. Como o torcedor se acostumou ao longo dos anos. Esse time traz saudosismo não só ao torcedor... 

    Em conversa com a reportagem de oGol, o volante, hoje no CSA, de Alagoas, recordou a marcante passagem em São Januário. Nilton desembarcou na Colina em 2009, depois de deixar o Corinthians. O jogador foi um pedido do técnico Dorival Júnior. 

    "O Dorival (técnico do Vasco) gostava do meu nome. Por mais que o time estivesse na Série B, sabia da grandeza do clube. Queria mostrar meu futebol, que tinha capacidade. Cheguei já jogando e fui o melhor volante do Carioca naquele ano, e o segundo melhor na Série B. Foram quatro temporadas de glórias no Vasco. Tenho um carinho grande pelo Vasco, minha esposa é vascaína por isso. Da forma como eu cheguei e como eu saí, com uma dignidade maior ainda... Posso dizer que tenho um carinho grande pela torcida, diretoria... Sempre que chego no Rio, as pessoas falam: 'pô, Nilton, volta para o Vasco, precisamos de você'". 

    Nilton viveu na Colina os últimos momentos de glória do Cruz-Maltino a nível nacional. A equipe foi campeã da Copa do Brasil e vice-campeã do Brasileiro em 2011, além de chegar nas quartas de final da Libertadores em 2012. Nilton sofreu com uma grave lesão em parte da campanha de 2011, ano que ficou marcado na carreira. 

    "Aquele ano, a gente acabou perdendo o Brasileiro por causa de um ou dois pontos para o Corinthians. A gente poderia ter sido campeão, mas acabamos empatando com eles em casa. Aqueles dois pontos fizeram uma falta tremenda. Fomos campeões na Copa do Brasil naquele ano. O time tinha um futebol muito bonito, de técnica, raça... Acabei tendo lesão de ligamento, o que me atrapalhou muito. Sofri em 2010, voltei só na reta final do campeonato em 2011. Fiquei muito frustrado com isso, chateado. Estava bem no Vasco e, de repente, você fica quase um ano parado. Para um jogador, é um balde de água fria. É uma lesão que você tem que dar tempo para o corpo se recuperar. Conseguir retornar na reta final e ajudar a equipe foi muito gratificante também. Foi como se tivesse participado desde o começo", recordou.

    No ano seguinte, Nilton participou da última grande campanha do Vasco na Libertadores. Os cariocas chegaram até as quartas de final e foram eliminados pelo Corinthians em um jogo em que os detalhes fizeram falta: Diego Souza perdeu um gol cara a cara com Cássio e Paulinho castigou, confirmando a classificação paulistana. 

     "A gente não iria saber como seria o jogo contra o Santos, no jogo seguinte (o Peixe acabou eliminado pelo Timão na semifinal). Mas aquele jogo contra o Corinthians ficou marcado para mim. Brinco com o Diego (que perdeu um gol cara a cara): 'Você não quis me dar o bicho naquele jogo, cara'. Mas foi mais mérito do Cássio, que fez uma defesa extraordinária. Se a gente fosse adiante, daríamos dar muita dor de cabeça para outras equipes. A forma como as pessoas olhavam para o Vasco era com mais respeito", garante.

    Depois do jogo contra o Timão, que terminou 1 a 0 (no Rio havia sido 1 a 1), Nilton lembra os elogios que recebeu do técnico Tite, que na época comandava os paulistanos. 

    "Quando acabou o jogo, o Tite, que tinha sido expulso, foi no campo e falou: 'Garoto, você jogou muito. Vou te falar: a equipe do Vasco está de parabéns. A única equipe que a gente poderia perder era com a de vocês'. Ele fala isso até hoje. Guardo na lembrança e até hoje quando encontro com o próprio Tite, ele me cumprimenta com o maior carinho. No meu ponto de vista, o melhor técnico da atualidade". 

    Carinho permaneceu 

    Nilton deixou o Vasco em 2013 para se juntar ao Cruzeiro, onde foi bicampeão brasileiro. Mas até hoje lembra do clube da Colina Histórica. Durante a semana, o volante acompanhou o clássico entre Flamengo x Vasco. 

    "Estava assistindo o jogo, o Clássico dos Milhões. Tive a oportunidade de jogar, fazer gol nesse clássico. É uma memória bacana, aquela coisa bem fresca na cabeça. Parece que foi há pouco tempo. Você vê como a torcida apaixonada. Até quando o momento é difícil. Aqui em Maceió torcedor veio falar comigo. Por isso, tenho carinho até hoje pelo Vasco. Todo jogador gostaria de ter isso". 

    O volante, que fez seu último jogo pelo Vasco exatamente contra o Flamengo, e marcando o gol do empate em 1 a 1, garante que o 4 a 4 do Maracanã foi o melhor jogo do Brasileiro.

    "Eu posso garantir: foi o melhor jogo do Brasileiro. Tiveram outros jogos, de Grêmio, Athletico Paranaense... Mas ontem, no meu ponto de vista, pela competitividade, pelas duas equipes buscarem o jogo até o final, e se tratando do Maracanã... Tenho carinho grande por aquele estádio. Tive a oportunidade de jogar nele antes da reforma. Até falo que todo jogador que gosta de entrar em um campo pressionado, ou então jogando a favor, tem que jogar no antigo Maracanã. Guardo com todo carinho os jogos que fiz lá. É o templo do futebol brasileiro, o estádio que todo jogador quer jogar, conquistar título ali. Tive a oportunidade de tudo isso. Jogar com aquele estádio com quase 90 mil torcedores...". 

    Hoje, Nilton acompanha o Vasco de longe. Apesar de não descartar um retorno ao clube pelo qual guarda tanto carinho, prefere ficar com a memória de um passado com um Vasco ainda vitorioso. 

    "Não digo nunca, porque futebol é uma loucura, dá muitas reviravoltas. Trabalho forte para sempre estar em alto nível. Você vê garotos de 17, 18 anos já jogando no profissional. Claro que hoje defendo o CSA, um momento não tão agradável, lutando para fugir do rebaixamento. Faltando seis rodadas, teríamos de ganhar cinco. Mas o Vasco é um lugar que conheço como lidam com os jogadores lá... Tenho respeito até hoje lá. Quando vou jogar lá, todos vêm falar comigo. Então é muito bom", finalizou. 

    Brasil
    Nilton
    NomeNilton Ferreira Junior
    Data de Nascimento/Idade1987-04-21(37 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoMeia (Volante)

    Fotografias(13)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados
    Jogador
    Equipe

    Libertadores
    Flu nunca perdeu para os paraguaios
    O Cerro Porteño recebe o Fluminense pela competição internacional com um único objetivo: seguir sem nunca ter perdido para a equipe, que conta com três velhos ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 24-04-2024, 19:40
    Creed93 24-04-2024, 18:50
    ScPKoHx 24-04-2024, 15:02
    LukyMax_Santiago 24-04-2024, 13:07
    ScPKoHx 24-04-2024, 10:29
    grandejogadoor 24-04-2024, 08:33
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:12
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:08
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:19
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:12
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:59
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:58
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:54
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:53