Siga oGol no Twitter
    bet365
    Inspiração para o Fla

    Corinthians 'Guerrero' foi último brasileiro a vencer um Europeu e um inglês no Mundial

    2019/12/21 09:18

    Há sete anos, o Corinthians venceu o Chelsea, por 1 a 0, e conquistou pela segunda vez o Mundial de Clubes. Aquele Corinthians, de Tite, foi o último brasileiro a vencer um europeu, e por tabela ainda um inglês, no torneio chancelado pela Fifa. 

    Neste sábado, o Flamengo tenta repetir a façanha, mas contra o Liverpool. Os rubro-negros podem encontrar alguma inspiração naquele Timão, que terminou campeão em cima dos londrinos. 

    A final corintiana 

    Os corintianos se sentiam em casa, já que a torcida fazia muito barulho nas arquibancadas. Em campo, porém, o equilíbrio seria muito maior do que nas arquibancadas, pintadas de alvinegro. E assim foi, um jogo duro e disputado, com muita marcação dos dois lados, mas também um jogo de técnica e boas jogadas.

    O Corinthians fez a primeira grande jogada de efeito, na ponta esquerda, em tabela entre Fábio Santos e Danilo, que quase terminou com finalização de Paulinho. O Chelsea não daria esse prazer do gol-relâmpago aos brasileiros, chegou junto e impediu o chute do meia.

    A resposta azul foi mais contundente. Um milagre, meio no susto, de Cássio, impediu em cima da linha o gol certo de Cahill, após falha generalizada do Corinthians em cobrança de escanteio.

    O jogo foi tenso, nervoso, com poucos chutes e alternância de domínio. Bom de se ver. Clima de final de Mundial para os jogadores das duas equipes. O pouco interesse inglês, que se chegou a especular antes de a bola rolar, se dissipou assim que o árbitro soprou o apito pela primeira vez, dando início à contagem de minutos.

    A torcida londrina, pouco presente no estádio, mas certamente acompanhando de alguma forma, congelou quando a bola sobrou limpa para Emerson na entrada da área. O Sheik também pareceu surpreso com a facilidade e acabou enviando a pelota pelos ares, muito acima do gol de Cech, lendário goleiro tcheco e uma muralha em Londres.

    A emoção foi a mesma do lado brasileiro quando Lampard lançou com perfeição para Fernando Torres, que dominou mantendo a bola no ar - extrema categoria - antes de tocar em direção ao gol. Cássio, seguro, envolveu a bola e tranquilizou os corações fieis. E não houve tempo para respirar: Moses tentou colocado na sequência e o gigante goleiro corintiano tirou com a ponta dos dedos.

    Sacrifício de Guerrero vale o título mundial

    A partida seguiu intensa na segunda etapa, mas os times começaram a cansar. Aumentou a correria, porém também os erros, e as duas equipes não souberam aproveitar da melhor forma as novas oportunidades que surgiam.

    Aos oito minutos, o Chelsea conseguiu um contra-ataque rápido em bom passe de Mata para Hazard, mas o veloz jogador belga ficou sem ângulo para o chute e foi parado com facilidade por Cássio. Do outro lado, Cech pouco trabalhava, principalmente pelo bom trabalho defensivo do brasileiro David Luiz, sempre atento na cobertura quando todo o resto falhava.

    Apesar da boa chance de Hazard, o Corinthians cresceu no segundo tempo. Passou a ter a bola mais tempo no campo de ataque, rondando sempre a área de Cech. Faltava ainda ajustar a pontaria, como quando Guerrero fez o pivô com perfeição para a chegada de Paulinho: rede pelo lado de fora.

    O Chelsea não conseguia mais deixar o campo de defesa, até que a pressão paulistana surtiu efeito. Após grande jogada coletiva, Danilo voltou a falhar na finalização, mas desta vez Guerrero estava lá na sobra para empurrar, de cabeça, para o fundo da rede. Aos 23 minutos, o "Pacaembu japonês" (o estádio de Itaquera ainda não existia na época) finalmente explodiu em festa.

    O brasileiro Oscar ainda entrou para tentar aumentar a força ofensiva do Chelsea. Mas o Corinthians sabia o que fazer, passou a tocar a bola, atento ao desespero do rival, sempre indo ao ataque na menor chance para abalar a confiança azul na reação.

    Nos acréscimos, Oscar levantou com perfeição na cabeça de Torres, Cássio saiu mal do gol e a bola entrou lentamente. A torcida fiel mais uma vez congelou, mas o espanhol estava em posição de impedimento. Ninguém estragaria a festa do Corinthians, campeão mundial de clubes, mais uma vez. Guerrero, mais tarde, jogaria no próprio Flamengo, que neste sábado tentará repetir seu feito no Catar. 

    Enquete
    RESULTADO DA VOTAÇÃO
    CORINTHIANS
    EMPATE
    CHELSEA

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Não força a barra
    2019-12-23 10h22m por JP_Tricolor
    Se o Mundial tivesse 500 anos, o Chelsea seria o pior dos 500 anos! Não quer dizer que não mereceu estar lá, sorte faz parte do jogo também. Aquele Chelsea foi uma espécie de Grécia da Liga dos Campeões. Nada que tire o mérito do Corinthians, que foi lá e venceu e foi campeão mundial. É isso. Tem de comemorar na mesma e podia ser até o Bambala ou o Arimateia… Tanto faz. Vai lá, vence e comemorar…

    Mas que foi o pior, foi
    Guerrero, Corinthians e Chelsea
    2019-12-23 09h12m por JP_Tricolor
    Foi também disparado o pior representante europeu dos últimos 100 anos provavelmente. . .
    A verdade
    2019-12-22 22h00m por LukyMax_Santiago
    Guerrero >>>>>>> Corintia

    #sóvdds 😉
    jogos históricos
    U Domingo, 16 Dezembro 2012 - 08:30
    Nissan Stadium
    Cuneyt Cakir
    1-0
    Paolo Guerrero 69'

    Libertadores
    Diego Costa fora da 'decisão'
    Com duas derrotas nas primeiras duas rodadas, para The Strongest e Huachipato, o Grêmio joga na noite desta terça-feira, em La Plata, contra o Estudiantes, uma decisão na ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Creed93 22-04-2024, 19:02
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:13
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:05