Siga o instagram do oGol
bet365
Sonho de ser chamado por Tite

Da saída precoce do Vasco ao prato com crocodilo: a experiência de Danilo Barbosa na Europa

2020/06/03 13:41
E0

Nos últimos anos, a cada janela de transferências, os times estrangeiros, principalmente os europeus, recorrem aos países exportadores de ''pé de obra'' para assegurarem as futuras joias do futebol. Meninos, antes mesmo de completar a maioridade, já assinam contratos milionários e confirmam uma mudança radical em suas vidas. 

O meio-campista Danilo Barbosa, hoje no Nice, da França, foi mais um exemplo, ao ser vendido pelo Vasco, com somente 17 anos, ao Braga, de Portugal. O jogador completou a sua sexta temporada no continente europeu e foi entrevistado dessa semana do podcast oGol pelo Mundo, onde comentou sobre a saída precoce do Cruz-Maltino, o relacionamento com o técnico Patrick Vieira e o desejo de vestir a camisa da seleção principal.

Vasco e a escolha entre Braga e Liverpool

Danilo teve uma ascensão rápida no futebol. Apontado desde as categorias de base como joia, sendo figurinha carimbada nas seleções de base, não demorou para se destacar com a camisa do Vasco. Ainda adolescente, o baiano estreou pelos profissionais do Cruz-Maltino em um ano complicado para o Gigante da Colina, após o segundo rebaixamento. Apesar disso, ele garantiu que não teve problemas no começo da carreira.

''Eu tive um início tranquilo. Foi muito positivo chegar aos profissionais com 17 anos, desde as categorias de base eu almejava isso e estive ao lado de pessoas que me auxiliaram muito. Eu pude desfrutar um pouco do que é o clube e a torcida. E esse pouco eu trago com muito carinho e orgulho por ter representado o Vasco'', lembrou o jogador. 

Danilo Barbosa deixou o Vasco em 2014, com apenas 18 anos, depois de ter atuado em somente nove jogos pela equipe cruz-maltina entre Carioca, Copa do Brasil e Série B. Apesar da transferência bem jovem, o meio-campista avaliou a mudança como positiva para o crescimento como atleta e ser humano. 

''Hoje em dia, as transferências dos jovens de 18 anos são mais frequentes. Quando aconteceu comigo não era tanto, mas sempre foi uma ambição minha vir para a Europa. Os olhares para os jogadores jovens mudaram. Eu vejo pelo lado muito positivo. É o nosso futuro. Lógico que eu gostaria de ter desfrutado mais do futebol brasileiro, mas vir para cá agregou muito, tanto no profissional quanto no pessoal. Aqui eu pude conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, isso abriu muito a minha forma de pensar'', disse Danilo Barbosa. 

O jogador foi vendido ao Braga, de Portugal, uma equipe emergente no cenário europeu, por 4.5 milhões de euros, cerca de 13.5 milhões de reais na época. Mas a história poderia ter sido diferente, já que ele foi sondado à época pelo Liverpool. 

''De primeira, foi um pouco difícil decidir, porque quando você vê um clube muito grande como o Liverpool, você sonha em jogar lá. Eu tomei a decisão junto com meu antigo empresário e ele sugeriu o Braga pela facilidade de adaptação devido ao idioma e clima. Eu concordei, já que seria uma mudança radical. No meu ponto de vista, acertamos. Na soma total, foi muito mais positivo. Desde o primeiro dia dessa decisão, sou um felizardo'', comentou Danilo. 

Comandado por uma lenda francesa

Desde o meio de 2014 até 2020, Danilo defendeu cinco equipes de quatro países diferentes. Depois do Braga, teve uma temporada emprestado ao Valencia, antes de retornar à Portugal, mas dessa vez para vestir a camisa do Benfica. Nos Encarnados, novamente por empréstimo, pouco atuou e foi repassado ao Standard Liège, da Bélgica, onde viveu um período difícil, mas que ele garante que foi fundamental para o amadurecimento. 

''O que facilita a adaptação é a paixão pelo que você faz, independente da adversidade. Por ser baiano, ao chegar em Braga, eu sofri muito com o frio, mas as outras questões foram fáceis e encontrei muitas pessoas que me abraçaram. No Standard Liège, eu tive uma certa dificuldade, mas foram seis meses necessários na minha vida, que me proporcionaram uma situação fora do futebol muito positiva, principalmente na alimentação, com comidas que eu não costumava comer e hoje tenho mais a cabeça aberta. Além disso, tive que enfrentar o frio e um período sozinho. Isso foi muito benéfico. Hoje, eu sou tipo um gato, onde eu chegar, eu durmo (risos)'', lembrou Danilo. 

Após seis meses na Bélgica, Danilo retornou ao Braga, onde fez grande temporada, com 46 jogos disputados e quatro gols marcados. O bom desempenho rendeu uma transferência ao Nice, da França, na janela de verão europeu (julho/agosto) de 2018. A chegada do brasileiro ao clube francês coincidiu com o início da lenda do futebol local, Patrick Vieira, campeão da Copa do Mundo de 1998, no comando técnico da equipe. O jogador contou um pouco da convivência com o atual treinador. 

''Para os jogadores que o viram em atividade e também poder trabalhar com alguém que venceu na vida, é muito gratificante. Em termos de trabalho, por entender mais do terreno, ele tem uma atenção especial, dá uns toques que nos fazem crescer. Ele tem muita paciência com os jovens. Esse lado dele soma bastante ao grupo'', revelou o jogador. 

Na temporada 2018/19, o Nice terminou na sétima colocação. Na atual, encerrada com dez rodadas a serem disputadas, o clube ficou em sexto lugar. Para 2020/21, a diretoria terá 80 milhões de euros disponíveis para reforços. O investimento anima Danilo, que espera a chegada de companheiros para alcançar novas metas.

''Nós queremos sempre ganhar, almejamos algo o mais positivo possível. Sabemos que a força do PSG é superior e todos os reforços são bem-vindos, mas a soma disso é o trabalho. Com as chegadas deles, poderemos lutar pelos nossos objetivos'', disse animado o meia do Nice.  

A Ligue 1 foi a única das cinco grandes ligas europeias (Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha) que decretou o fim precoce do campeonato. O PSG foi declarado o campeão. Embora a decisão ainda gere polêmica na França, Danilo confia nos responsáveis pela organização da competição. 

''Situação complicada. Falando por mim e, sendo mais ousado, por todos os jogadores, nós queremos jogar, fazer o nosso trabalho.Porém, eu não posso ser egoísta ao ponto de jogar e colocar a vida do torcedor, de outros profissionais e do próximo em risco. Acredito que os responsáveis tomaram essa decisão pensando que era o melhor para todo mundo. Infelizmente, é uma situação que não temos controle, mas foi uma decisão correta'', avaliou Danilo.  

De férias e após um período no Brasil, Danilo Barbosa está de volta à França, O jogador precisará cumprir 15 dias de confinamento, antes de retomar as atividades normais.

Sonho de voltar à seleção

Além da experiência por diversos clubes e países, Danilo Barbosa acumula uma carreira consistente nas seleções de base. O meio-campista tem no currículo os títulos do Sul-Americano Sub-15, em 2011, e do Torneio de Toulon Sub-20, em 2013 e o vice-campeonato Mundial Sub-20 em 2015, e agora, mira a inédita convocação para o time de Tite. 

''Eu acho que o tempo dita muito as coisas nas nossas vidas. Se a convocação viesse hoje, seria uma alegria imensa, mas é o trabalho que vai te levar aonde você merece estar. Eu tenho essa ambição, de retornar à seleção, o quanto antes. Eu me sinto um jogador mais preparado na questão física e mental, mas acredito que na hora certa as coisas vão acontecer. A seleção principal é a única que me falta, durmo e acordo pensando nisso'', comentou o jogador. 

No meio do futebol, os jogadores se reúnem com frequência para curtirem um momento descontraído, a famosa ''resenha''. Uma das histórias divertidas lembradas pelo jogador desde que chegou à Europa, foi quando se confundiu em um restaurante, por não falar o idioma local. 

''Na Bélgica não teve muita história engraçada, não. Lá foi mais perrengue (risos). Mas um dia, eu fui almoçar com um amigo colombiano e eu não sabia falar o nome da carne e só apontei, achando que era frango. Colocaram no meu prato, nós fomos comendo e eu disse ''esse frango é gostoso'' para o meu amigo. Ele me respondeu ''está louco? isso não é frango, é crocodilo!''. Tanto o gosto quanto a cor, parecem. Ficamos uns dias rindo disso. Até hoje, quando conversamos, ele me lembra disso'', lembrou Danilo. 

Brasil
Danilo Barbosa
NomeDanilo Barbosa da Silva
Data de Nascimento/Idade1996-02-28(28 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoMeia (Volante)

Fotografias(100)

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados
Jogador
Equipe

Copa Sul-Americana
Fim da seca de gols e primeira vitória
Rafael Santos Borré, enfim, encerrou sua seca de gols com a camisa colorada e ajudou o Internacional a superar o Delfín, fora de casa, por 2 a 1, e vencer a primeira na Copa ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ViniciusLopes 26-04-2024, 00:03
grandejogadoor 25-04-2024, 22:21
ScPKoHx 25-04-2024, 20:17
renato92 25-04-2024, 16:09
grandejogadoor 25-04-2024, 14:58
Piranho 25-04-2024, 13:17