Siga oGol no Twitter
      bet365
      O surpreendente Sheffield

      Chris Wilder e o futebol raiz que calou os críticos na Premier League

      E0

      Talvez a grande surpresa deste fim de semana de futebol na Europa tenha sido o Sheffield United. Apesar da grande campanha da equipe, era difícil de se prever um 3 a 0 contra o terceiro colocado, Chelsea. Foi mais uma prova de que o "futebol raiz" de Chris Wilder deu certo na Premier League. 

      Hoje com 192 jogos e 99 vitórias no comando dos Blades, Wilder e seu auxiliar, Alan Knill, assumiram o comando do time no dia 6 de agosto de 2016, uma derrota para o Bolton, fora de casa, pela terceira divisão inglesa. De lá para cá, incutiram a própria filosofia no time, que foi evoluindo ao longo dos anos. 

      A mudança estrutural e os conceitos

      O 3-5-2 atual ainda não existia. A equipe atuava em um 4-4-2, mas Wilder já introduzia seus conceitos básicos. Queria um time objetivo, vertical, e buscando sempre os flancos do campo. 

      Se nos acessos o Sheffield ainda permanecia demasiado tempo com a posse de bola, na Premier League o time, que passou de favorito aos primeiros lugares a candidato a rebaixamento, passou a ter menos a bola. 

      Mas isso se enquadrou perfeitamente nos conceitos de Wilder. Organização tática, intensidade, objetividade, verticalidade e profundidade. Assim, os Blades se tornaram a grande surpresa da temporada na Premier League. 

      ©Getty /

      O jogo contra o Chelsea foi mais um a colocar tais conceitos visíveis em campo. Rápido nas transições, o Sheffield infernizou a defesa dos Blues nas jogadas de fundo e fez a bola alta ser um pesadelo para os zagueiros adversários. 

      A inteligência dos jogadores do meio para dar fluência a esse jogo também é fundamental. A bola corre e deixa muitos adversários tontos tamanha a velocidade nas tomadas de decisões e nos movimentos com e sem a bola. 

      O ataque forte pelo alto faz dos alas figuras centrais desse jogo, mas as jogadas de fundo normalmente envolvem a aproximação de mais jogadores. O conceito na Inglaterra é chamado de Overload: "quando dois ou mais jogadores penetram em uma mesma área de jogo". 

      Um time compacto na defesa e no ataque. Contra o Chelsea, Wilder apostou em linhas altas de marcação, sufocando a defesa londrina. Muitos dos adversários dos Blades na Premier League se sentiram assim: sufocados.

      Calando os críticos 

      Para muitos, o jogo do Sheffield é considerado "primitivo", "ultrapassado", já que remete aos primórdios do futebol no país: um jogo físico, que apostava em lançamentos e cruzamentos. Só que a cada resultado positivo que o time consegue, as críticas diminuem. 

      Além dos acessos, Wilder tem ao seu favor uma campanha surpreendente na Premier League. Com a vitória de sábado, o Sheffield, que tem a terceira melhor defesa do campeonato, chegou a 54 pontos, a cinco da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões. Buscando inspiração nas raízes do futebol inglês, Wilder é considerado um dos melhores técnicos da temporada. 

      Enquete
      RESULTADO DA VOTAÇÃO
      SHEFFIELD UNITED
      EMPATE
      CHELSEA

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Sábado, 11 Julho 2020 - 13:30
      Bramall Lane
      Andre Marriner
      3-0
      David McGoldrick 18' 77'
      Oliver McBurnie 33'

      Futebol Internacional
      Virada no fim
      A ausência de Cristiano Ronaldo atrasou, mas não impediu mais uma vitória do Al Nassr na Liga Saudita. Os comandados de Luís Castro sofreram diante do Al Fayha, contaram ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:05
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:04
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:03
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:01
      ScPKoHx 18-04-2024, 18:50
      Jorjao123 18-04-2024, 10:23
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:49
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:47
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:46