Siga oGol no Twitter
bet365
Bom início

Equilíbrio, repertório, combatividade e agressividade: Brasil abre eliminatórias com saldo positivo

E0

Dois jogos, duas vitórias, nove gols favoráveis, dois contra. A seleção brasileira iniciou a campanha nas eliminatórias com um bom papel, apresentando algumas peças que podem ser importantes na trajetória rumo à próxima Copa do Mundo, e um desempenho dentro ou até um pouco acima do esperado, com ressalvas. 

Contra a Bolívia, o domínio era esperado. O controle do jogo era o esperado. O ataque contra defesa que foi a partida era previsível. Mas foi um teste importante para a equipe de Tite, que mostrou repertório para furar um sistema defensivo com linhas baixas, com todo mundo atrás da linha da bola com a prioridade de não sofrer gols. 

A seleção brasileira finalizou 20 vezes contra os bolivianos. Só Danilo e Thiago Silva, dos titulares, não finalizaram. Os brasileiros procuraram o lado do campo, principalmente com Renan Lodi na canhota, mas também teve força no jogo centralizado com a criatividade de Neymar e Philippe Coutinho, ambos com capacidade também de abrir a defesa adversária com dribles. 

Neymar não fez gol, mas deu duas assistências e foi quem mais finalizou na partida (6 chutes). Coutinho deixou o dele, aproveitando passe de Neymar, e também apareceu em zonas de finalização com frequência, sendo o segundo com mais arremates (3). Firmino ajudou com sua movimentação, mas também com gols: marcou duas vezes pela primeira vez na seleção. 

Na partida contra o Peru, a dinâmica teve de ser diferente. Ao contrário dos bolivianos, os peruanos não se postaram tanto atrás, avançaram mais a marcação e pressionaram a posse, com postura mais proativa na hora de apertar quem estava com a bola. 

O jogo em Lima exigiu mais da dupla de volantes brasileiros, e um nome se destacou em especial: Douglas Luiz, que vem sendo boa novidade na equipe de Tite. Com o maior número de desarmes do jogo, o atleta do Aston Villa deu combatividade ao meio-campo ao lado de Casemiro, em dupla que se completou. 

Respondendo ao forte jogo físico dos peruanos, o meio-campo brasileiro foi agressivo, mas também criativo. Se o jogo estava congestionado com Neymar e Coutinho, Douglas Luiz e Casemiro desafogavam a jogada transferindo a bola para um setor com mais espaço. Dos 361 passes do Brasil na partida, 146 foram feitos pelos volantes (40% do total). 

Reserva na primeira rodada, Richarlison também se mostrou fundamental como opção física tanto atuando centralizado quanto pela ponta direita, dando a agressividade necessária no setor que não conta com um Danilo tão frequente no ataque (já que Lodi avança constantemente do outro lado). 

É verdade que a seleção brasileira falhou duas vezes em fechar o corredor central próximo da área e permitiu os arremates dos dois gols peruanos. Houve ainda certa dose de preciosismo em alguns momentos (Firmino perdeu um gol que não deveria em Lima), um jogo mental talvez não tão preparado para eliminatórias (Neymar se irritou diversas vezes e prendeu a bola mais do que deveria em alguns lances). 

Ainda há ressalvas, ponderações sobre o nível dos primeiros adversários (há oponentes mais fortes mesmo na América do Sul) e pontos ajustáveis, mas ainda assim o saldo, tanto em Lima quanto em São Paulo, acabou sendo positivo. O time de Tite mostrou a intensidade que o treinador pede, com e sem a bola, e repertório para atacar em situações distintas (para vencer linhas baixas e atacar os espaços em defesas mais adiantadas). Teve criatividade no meio e profundidade com eficiência pela ponta, com equilíbrio nas laterais e um jogo central muito sábio dos volantes, dando fluidez aos lances. O Brasil passou bem pelos primeiros testes. Que venham os próximos para colocar em prova a evolução do trabalho que visa a Copa de 2022. 

Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados

Campeonato Paulista
Pela quinta vez seguida...
Pela quinta vez seguida, o Palmeiras está na final do Paulistão. Na noite desta quinta, Endrick tirou o Grêmio Novorizontino do caminho e marcou o gol que garantiu a ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ScPKoHx 28-03-2024, 14:40