Siga o instagram do oGol
    bet365
    O início do reinado

    1958: o ano em que o menino de Três Corações virou o Rei Pelé

    E1

    O que você estava fazendo com 18 anos? Trabalhando, começando a faculdade, tentando se encontrar no mundo? No futebol, não é de se estranhar que nessa idade os jogadores já estejam em grandes clubes, titulares, e nas seleções de seus respectivos países. Mas é difícil chegar perto do feito de Pelé. No dia em que o maior nome da história do futebol completa 80 anos, relembramos o ano que marcou para sempre a sua carreira.

    Aos 18 anos, o menino de Três Corações se tornou majestade e viveu uma temporada de sonhos, com recordes que o colocaram no olimpo do futebol mundial. Mesmo tão jovem, Edson Arantes do Nascimento, o filho de Dondinho, virou o Rei Pelé. 

    O primeiro ato do Rei

    Pelé já havia vivido um grande ano de 1957, com média superior a um gol por jogo. Mas 1958 foi ainda mais especial: foram 75 tentos em 53 partidas, média de 1,42 gol por jogo, melhor temporada da carreira de Pelé (e falamos só de partidas oficiais). 

    1958 era um ano especial: era ano de Copa do Mundo. Pelé ainda disputou o Rio-São Paulo com o Santos antes de se juntar a seleção. Na estreia, marcou quatro gols contra o América em vitória santista por 5 a 3. Ao todo, Pelé marcou oito gols em oito partidas no torneio. 

    Antes da Copa, o Brasil ainda disputou três amistosos, e foram três gols de Pelé: um contra o Paraguai e dois contra a Bulgária. O menino convenceu Vicente Feola que deveria estar na Copa, disputada na Suécia, mas só foi ganhar seu lugar de titular durante o torneio. 

    Pelé passou os dois primeiros jogos no banco, mas o empate sem gols diante da Inglaterra fez Feola buscar mudanças na equipe. Pelé virou titular, ao lado de Garrincha, na partida contra a União Soviética. O Brasil venceu por 2 a 0, e Pelé não saiu mais do time. 

    O Rei marcou em todos os jogos de mata-mata da Copa. O destaque fica para as semifinais, contra a França, de Just Fontaine: foram três gols, e o Brasil foi para a final. Na decisão, Pelé subiu de vez no olimpo do futebol mundial. 

    Aos 18 anos, marcou um dos gols mais antológicos da história das Copas. Pelé recebeu lançamento na área, matou no peito, deu um chapéu no zagueiro e bateu bonito para marcar um golaço. Foi um dos dois gols de Pelé na decisão, e o Brasil goleou por 5 a 2 para ser campeão mundial pela primeira vez na história. 

    Recorde no Paulista 

    Depois da Copa, Pelé voltou ao Santos para disputar o Campeonato Paulista. Com a confiança em alta pelo que fez na Europa, o atacante comandou o Peixe em uma campanha histórica, que teve 143 gols em 38 jogos e um saldo positivo de 103 gols. 

    Os números, fora de série, foram impulsionados pelo desempenho espetacular de Pelé. Ao longo da campanha, Pelé marcou em uma partida cinco gols; em cinco jogos quatro gols; e três tentos por quatro vezes. O atacante santista cresceu no fim e, nas últimas cinco partidas, marcou em todas elas, somando 14 gols no período. 

    O Santos acabou campeão, e Pelé, artilheiro. Ao todo, o atacante marcou 58 gols em 38 jogos, um recorde até hoje na história do Campeonato Paulista. Em 1958, com 18 anos, o menino de Três Corações virou o Rei Pelé. 

    Brasil
    Pelé
    NomeEdson Arantes do Nascimento
    Data de Nascimento1940-10-23
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoAtacante (2º Atacante) / Meia (Meia Ofensivo)

    Fotografias(31)

    O dia do funeral do Rei Pelé

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Que história!
    2020-10-23 23h05m por LukyMax_Santiago
    O rei é inigualável!!
    Links Relacionados
    Jogador

    Copa Sul-Americana
    Primeira derrota na Sula
    O Corinthians mostrou pouco repertório ofensivo, perdeu Raul Gustavo por um destempero em expulsão infantil e acabou derrotado pelo Argentinos Juniors, fora de casa, por 1 a 0. 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09