Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Feito para poucos

      Ceni entra em seleta lista de campeões brasileiros como jogador e técnico

      Com o título do Brasileirão no comando do Flamengo, Rogério Ceni conseguiu um feito incomum no futebol brasileiro, o de ser campeão nacional como jogador e também como técnico.

      Desde 1971, com a nomenclatura de Campeonato Brasileiro, apenas cinco nomes entraram neste rol: Paulo César Carpegiani, Joel Santana, Emerson Leão, Muricy Ramalho e Andrade. Ceni, então, é o sexto jogador e treinador a atingir tal honraria.

      Essa história começou a ser escrita em 1982. Depois de se sagrar bicampeão brasileiro com as camisas de Internacional e Flamengo, Carpegiani deixou os gramados e assumiu o comando do Rubro-Negro. No auge de Zico, artilheiro do Brasileirão, o Flamengo foi campeão brasileiro com o ainda 'novato' Carpegiani no comando.

      Depois disso, houve um hiato de praticamente duas décadas sem jogadores também campeões brasileiros como técnico. Campeão Brasileiro em 1974, na era marcada por craques como Roberto Dinamite, Joel Santana assumiu o Vasco como técnico nas rodadas finais do Brasileirão de 2000 substituindo Oswaldo de Oliveira. O triunfo diante do São Caetano selou a entrada de 'Papai Joel' entre os campeões brasileiros como treinadores e jogadores.

      Emerson Leão foi o terceiro nome a entrar nessa lista. Vitorioso no Brasileirão com as camisas de Palmeiras e Grêmio, o goleiro foi o responsável por comandar o time dos 'Meninos da Vila', em 2002. Depois de se classificar às quartas de final com a oitava melhor campanha, o Peixe bateu o favorito São Paulo e rumou ao título com triunfos sobre Grêmio e Corinthians, na grande final.

      O habilidoso meia Muricy Ramalho foi uma das principais peças da engrenagem no primeiro time do São Paulo campeão nacional, em 1977. Mas foi como técnico que Muricy escreveu seus momentos mais importantes. Sob o comando dele, o Tricolor Paulista se tornou o único clube tricampeão do Brasileirão de forma consecutiva, entre os anos de 2006 e 2008. Depois, no Fluminense de 2010, ele ainda se sagraria pela quarta vez campeão nacional como treinador.

      Já o volante Andrade construiu, talvez, a história mais curiosa entre os nomes que fazem parte da lista de campeões como jogador e técnico. Depois de brilhar como jogador, com cinco títulos no Brasileirão, Andrade seguiu trabalhando na Gávea e assumiu o clube diversas vezes como treinador interino. Em 2009, substituindo Cuca, ele foi o comandante do Flamengo que acabou com um jejum de 17 anos sem títulos brasileiros. 

      A vez de Ceni

      Depois de uma década, um campeão do Brasileirão como jogador também consegue uma conquista como técnico. Rogério Ceni foi o grande líder do São Paulo na conquista do tricampeonato em 2006, 2007 e 2008. 

      Ceni iniciaria sua carreira de treinador no próprio clube do Morumbi, mas durou apenas 35 partidas no cargo. O treinador se reinventou no Fortaleza, onde foi bicampeão cearense, da Copa do Nordeste, e da Série B.

      O bom trabalho despertou o interesse do Cruzeiro, em 2019, mas assim como no São Paulo, Ceni teve vida curta, com apenas oito jogos à frente do clube e um choque com os medalhões da Raposa.

      De volta ao Fortaleza, Ceni seguiu mostrando bom trabalho até que o Flamengo optou pela demissão de Domenèc Torrent. Ceni aceitou o desafio e o inicio de trajetória no Rio de Janeiro foi conturbado, com as eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil.

      Com o título brasileiro como único objetivo, o Flamengo conseguiu uma arrancada na reta final da disputa, com sete vitórias, um empate e duas derrotas nas dez rodadas finais. O título veio com derrota para o São Paulo, que aliás Ceni nunca conseguiu vencer como técnico. Em oito partidas, são seis derrotas e dois empates. Ceni entra para a história, agora como técnico, com o São Paulo de algoz, mas com o Morumbi como palco de mais uma conquista na carreira.

      Brasil
      Rogério Ceni
      NomeRogério Mücke Ceni
      Data de Nascimento/Idade1973-01-22(51 anos)
      Nacionalidade
      Brasil
      Brasil
      Dupla Nacionalidade
      Itália
      Itália
      FunçãoTécnico

      Fotografias(33)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados
      Equipe
      Treinador

      Brasileirão
      Liderança rubro-negra
      Após estrear com vitória, o Flamengo voltou a somar três pontos no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o Rubro-Negro recebeu o esfacelado São Paulo, no ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      MI
      Militarprd 17-04-2024, 19:08
      Piranho 17-04-2024, 16:02
      BR
      Brasfooteiro 17-04-2024, 07:21
      ScPKoHx 16-04-2024, 18:37
      ScPKoHx 16-04-2024, 13:56
      JP_Tricolor 16-04-2024, 08:27
      JP_Tricolor 16-04-2024, 08:26
      JP_Tricolor 16-04-2024, 08:24
      ScPKoHx 15-04-2024, 21:00
      ScPKoHx 15-04-2024, 20:16