Siga oGol no Twitter
bet365
Futebol Internacional
Brasileiro vira pilar da equipe

Joelinton supera desconfianças e se transforma no melhor do Newcastle na temporada

2022/05/16 20:41
E0

Pouco conhecido no Brasil, o então atacante Joelinton chegou ao Newcastle em 2019 como a contratação mais cara da história do clube. Na bagagem com ele, a esperança de gols e de forte influência no jogo dos Magpies após boas passagens por Áustria e Alemanha. Por muito tempo, o brasileiro não conseguiu entregar o esperado, foi considerado um erro por muitos, mas renasceu para ser o melhor jogador da equipe na atual temporada.

Em 23 de julho de 2019, o Newcastle anunciou ter gastado 40 milhões de libras (R$ 187 milhões na época) para contratar o desconhecido atacante de 11 gols em 35 jogos pelo Hoffenheim na temporada anterior. Joelinton chegou com o peso de ser a maior contratação do clube e nem mesmo conseguiu se firmar como titular no seu ano de estreia. 

Em sua primeira temporada no futebol inglês, Joelinton entrou em campo pelo Newcastle em 44 jogos, marcou 4 gols e deu 4 assistências. Com certeza decepcionante. Talvez o problema fosse a adaptação do jogador, que chegou ainda muito jovem. Na temporada seguida, a média do atacante melhorou e ele marcou 6 gols em 36 partidas. Ainda pouco para quem foi contratado por tanto dinheiro. 

Não que Joelinton não tenha mostrado qualidade antes, mas por cifras tão altas, ele já era considerado um grande erro do clube que em 2021 estava na zona de rebaixamento. Então a vida do brasileiro mudou com a chegada de Eddie Howe, treinador contratado pelos novo dono bilionário do Newcastle, com a missão de manter o time na elite inglesa.

Com o técnico, Joelinton foi reinventado e topou o desafio de deixar de ser centroavante para virar um meia, quase um volante. O brasileiro passou a ser um verdadeiro pilar da equipe jogando no meio de campo e com forte marcação virou líder de desarmes. Também demostra a cada jogo uma grande intensidade e bom poder de criação. 

"É uma posição nova para mim, mas estou conseguindo corresponder bem ao que o treinador está pedindo. Ele me passa muita confiança. Sei que gosta do meu trabalho, e isso me faz querer entregar mais ainda. Temos uma relação muito boa", contou o jogador em entrevista ao ge, em fevereiro. 

A mudança deu muito certo e Joelinton, ou 'Big Joe', como passou a ser chamado pelos fãs, ganhou até mesmo uma música especial. O novo rico Newcastle embalou, fugiu com certa tranquilidade do rebaixamento e Joelinton recebeu o prêmio de melhor jogador da equipe na temporada.

Aos 25 anos, o agora volante/meia Joelinton parece ter um futuro bem melhor na carreira do que o projetado meses atrás. Em um time bilionário, que buscará o topo nos próximos anos, ele tem tudo para crescer ainda mais. Como o próprio jogador também mencionou o próximo alvo de evolução é chegar na Seleção Brasileira. 

Brasil
Joelinton
NomeJoelinton Cássio Apolinário de Lira
Data de Nascimento/Idade1996-08-14(27 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoMeia (Meia Ofensivo)

Fotografias(21)

Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados
Jogador
Equipe

Copa do Nordeste
Vozão segue adiante
Mesmo com reservas, o Itabaiana deu muito trabalho no Castelão, mas o Ceará, após muita insistência, buscou a virada no fim e venceu por 2 a 1 para avançar na Copa ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

JP_Tricolor 27-03-2024, 07:09