Siga o instagram do oGol
        1xBet
        Biografia
        Biografia Treinadores

        Vicente Feola: o primeiro técnico campeão mundial com o Brasil

        Texto por Carlos Ramos
        l0
        E0

        Primeiro técnico campeão do mundo com a seleção brasileira, Vicente Feola tinha métodos avançados demais para a época. Mudou o posicionamento de Zagallo na seleção e bateu pé firme para João Havelange deixá-lo convocar o jovem Pelé para a Copa de 1958. Pelé estava lesionado, mas foi levado por Feola e se tornou o grande nome daquela Copa.

        Feola tinha excelente gosto para jogadores, por sinal. Além de ter sido importante para o sucesso de Pelé na Copa de 58, confiando um lugar entre os titulares ao jovem de 17 anos, foi o responsável por levar Leônidas da Silva do Flamengo para o São Paulo na década de 1940. 

        Antes de comandar a seleção brasileira, Feola chegou a trabalhar como auxiliar na comissão de Flávio Costa na Copa de 1950. Viu de perto o Maracanazzo, chorou, mas acabou sorrindo anos mais tarde com a glória do título na Suécia. 

        Feola seria o treinador da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1962, mas uma doença o impediu de comandar o time naquele ano. Entre uma passagem e outra pelo São Paulo, e uma experiência no Boca Juniors, da Argentina, o treinador voltou a comandar o Brasil em 1966, na Inglaterra, mas o time acabou decepcionando em campanha abaixo do esperado.  

        Antes da Copa na Terra da Rainha, Feola convocou um grupo com mais de 40 nomes para treinamentos. O time escolhido tinha a base campeã em 1958, com sete dos titulares da final contra a Suécia na lista. A campanha acabou com a derrota para Portugal, de Eusébio, por 3 a 1, no campo de Goodison Park, com dois gols do Pantera Negra. 

        Vicente Feola não voltaria a comandar a seleção brasileira. Após deixar um legado importante para o futebol no país, faleceu em seis de novembro de 1975. 

        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados
        Equipe
        Treinador