Siga o instagram do oGol
        1xBet
        Rivalidades
        Rivalidades

        Fla-Flu: o clássico que começou 40 minutos antes do nada

        Texto por Carlos Ramos
        l0
        E0

        O cronista e dramaturgo Nelson Rodrigues costumava dizer que o Fla-Flu começou 40 minutos antes do nada, em um tempo imemorial. Não é preciso, porém, dramatizar tanto a história do clássico para ver que se trata de uma das maiores e mais marcantes rivalidades do futebol brasileiro. 

        Nos atendo aos fatos, recordamos que o próprio futebol no Clube de Regatas do Flamengo começou com a ajuda de jogadores insatisfeitos do Fluminense. A rivalidade, então, saiu do remo e foi para os gramados. Uma rivalidade feroz, mas ao mesmo tempo fraternal. Não por acaso dois irmãos, dos maiores cronistas esportivos do país, eternizaram em suas obras a lenda do Fla-Flu. Nelson Rodrigues se dizia tricolor desde épocas passadas e é lembrado até hoje como um dos expoentes máximos do clube. O rubro-negro Mário Filho, que recebeu a alcunha de "Criador de Multidões" por seu genial irmão, foi homenageado com o batismo do Maracanã, que carrega o seu nome até hoje.

        Mas retornamos ao início da história do clássico. Com nove jogadores que eram titulares do Flu, o Fla iniciou sua trajetória no futebol e, no dia 7 de julho de 1912, pelo Campeonato Carioca, aconteceu o primeiro Fla-Flu da história, com vitória do Tricolor, por 3 a 2.

        No estádio das Laranjeiras, o ponta Eward Calvert, que representava o time da casa, marcou o primeiro gol da história do clássico, logo no primeiro minuto de jogo. Aos quatro, Arnaldo empatou para o Rubro-Negro, em duelo eletrizante de cinco gols que acabou com festa para os locais. 

        Depois disso, o time da Gávea emplacou sequência de seis vitórias seguidas, com oito jogos sem perder. O Fla chegou a enfiar goleadas por 4 a 0, 6 a 3 e 5 a 0. Os carrascos eram sempre os desertores. Naquela época, a lei do ex já falava mais alto. 

        Clássico centenário

        O Fla-Flu foi disputado, no início, em campos já não usados pelo futebol carioca. Laranjeiras era a casa do Flu, e o estádio da Rua Paysandu foi a casa do Fla até 1932. A Gávea recebeu o primeiro clássico em 1938, com vitória tricolor por 2 a 0. O time das Laranjeiras foi campeão carioca naquele ano. 

        O primeiro clássico da história do Maracanã foi em 20 de outubro de 1950, também com vitória tricolor, por 2 a 1. Ano a ano, seja em que campo fosse, rubro-negros e tricolores brigavam pela soberania no Rio de Janeiro. 

        O duelo é um clássico de ídolos, dos mais conhecidos aos menos falados. O inglês Harry Welfare, por exemplo, é o estrangeiro com mais gols no duelo, com sete tentos. O maior artilheiro da história do Fla-Flu em competições oficiais é Zico, com 14 gols marcados pelo Flamengo, entre 1974 e 1989. O lateral direito Léo Moura é o jogador que mais vezes entrou em campo para disputar o Fla-Flu. O atleta jogou o clássico 26 vezes, sendo 22 partidas pelo Flamengo e quatro pelo Fluminense.

        Só um texto inteiro para citar todos os Gersons, Didas, Zagallos, Castilhos, Pinheiros, Renatos Gaúchos, Romários e demais craques que fizeram parte da história do clássico. Teve ainda a Máquina de um lado, que dominou o futebol carioca na década de 1970. Do outro, nos anos 1980, Zico e companhia levaram o Fla ao topo do mundo. 

        O clássico "mais charmoso" completou 100 anos em 2012. Não faltaram confrontos memoráveis, como o mítico Fla-Flu da Lagoa de 41, ou o inesquecível gol de barriga de Renato Gaúcho no centenário do Fla, e o da intervenção do "Sobrenatural de Almeida" no pênalti de Cássio na final da Taça Guanabara de 2001. A história do clássico continua a ser escrita, ano a ano, em rivalidade mais que centenária, que começou 40 minutos antes do nada. 

        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados