Siga oGol no Twitter
bet365
Biografia
Biografia Jogadores

Sepp Maier: o precursor da grande escola de goleiros alemã

Texto por Carlos Ramos
l0
E0

A escola de goleiros da Alemanha é uma das mais eficientes do mundo, e podemos dizer que Sepp Maier foi uma espécie de precursor disso tudo. Antes de Ter Stegen, Neuer, Kahn, Lehmann e Köpke, veio um goleiro eleito entre os quatro melhores de todos os tempos pelo IFFHS. E Maier nem era para ser goleiro... 

No início na base, Maier era atacante. Queria era marcar gols mas, eventualmente, acabou no lugar que deveria estar: debaixo das traves. Já aos 15 anos, se "conformou" em ser goleiro, e viu-se que tinha talento. Tanto que chamou a atenção do Bayern de Munique. 

As primeiras partidas de Maier pelos bávaros foram ainda na temporada 1962/63. O clube de Munique vivia uma seca de mais de três décadas sem conquistar campeonatos nacionais. Não era um momento fácil para ser goleiro do Bayern... 

Mas Maier tirou de letra. Era dedicação pura aos treinamentos, e adquiriu uma grande forma física. Tanto que, mesmo jovem, conquistou seu espaço no time. Com muito reflexo e a elasticidade que tinha, ganhou o apelido de Die Katze, ou o Gato. 

O primeiro título do goleiro nos bávaros foi a Copa da Alemanha em 1965/66. O título levou o clube para a Recopa Europeia, também vencida pelo Bayern. A partir das quartas de final, Maier sofreu apenas dois gols, e foi um dos grandes nomes da conquista. 

O goleiro começava, também, a escrever sua história na seleção alemã. Esteve na Copa de 1966, mas não jogou. Ainda era jovem, apesar de muito vitorioso com a camisa do Bayern de Munique. Tanto que em 1969 ajudou o clube a encerrar a enorme seca de títulos nacionais, conquistando a Bundesliga daquele ano. 

Primeira Copa como titular

A Copa de 1970 foi a primeira de Maier como titular da seleção alemã. E o país conseguiu grande campanha, chegando na semifinal. Então, um dos grandes ídolos italianos acabou com o sonho em um jogo histórico em Copas. 

Os alemães perdiam até os acréscimos do jogo, quando Karl-Heinz Schnellinger empatou. A prorrogação foi insana: o lendário Gerd Muller chegou a marcar duas vezes, mas Luigi Riva foi um dos destaques de uma Azzurra que venceu por 4 a 3 e seguiu para a final (para sofrer com o Brasil). 

O auge 

Maier se recuperou da eliminação em 1970 com títulos. Faturou um tricampeonato alemão com o Bayern e, em 1972, venceu seu primeiro troféu com a camisa da seleção alemã. Em Bruxelas, Maier fechou o gol contra a União Soviética e ajudou a Alemanha a conquistar a Eurocopa. 

O auge do goleiro foi em 1974. Além do terceiro título seguido da Bundesliga, o goleiro voltou a Bruxelas para conquistar a primeira Liga dos Campeões com o Bayern, brilhando na decisão contra o Atlético de Madrid. 

Voltou ao país como herói, e era um dos grandes nomes de uma seleção que tentaria o título mundial em casa. Com Sepp Maier no gol e Gerd Muller no ataque, ninguém conseguiu segurar uma das grandes Alemanhas de todos os tempos. 

Maier passou quatro jogos daquela Copa sem sofrer gols e, com atuações decisivas, levou a Alemanha para a final. Contra a Holanda, sofreu gol de pênalti logo cedo, convertido por Neeskens, mas depois ninguém mais o conseguiu vencer. Paul Breitner e Gerd Muller confirmaram o título alemão. 

Titular até o fim

O goleiro embalou a conquista mundial com o tricampeonato da Liga dos Campeões, em um dos grandes times que o Bayern já teve em todos os tempos. Em 1976, enfrentou o Cruzeiro na final do então Mundial de Clubes, ficando com o título. 

Na decisão diante dos mineiros, uma curiosidade chamou a atenção. No jogo de Munique, Maier emprestou luvas para o lendário goleiro brasileiro Raúl Plassmann, que não tinha o material apropriado para jogar no frio europeu. 

Maier ainda se manteve como titular do Bayern e da Alemanha por mais algumas temporadas. Jogou a Eurocopa de 1976 e a Copa do Mundo de 1978. No fim da década de 1970, porém, um acidente de carro acabou encerrando precocemente a carreira do que é considerado o grande goleiro alemão de todos os tempos. 

D

Fotografias(5)

Sepp Maier (GER)
Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados