Siga oGol no Twitter
história
Jogos marcantes

A Tragédia do Sarriá

Texto por Carlos Ramos
l0
E0
Waldir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Toninho Cerezo, Falcão, Éder, Sócrates e Zico; Aloísio Chulapa. Em 1982, a seleção brasileira montou um time inesquecível, que, como se costuma dizer, jogava por música. Mas isso, no final das contas, acabou por ser fatal. 

Após grandes exibições na fase de grupos, com dez gols marcados em três partidas, e vitória sobre a Argentina, de Maradona e Mario Kempes, o Brasil decidiu uma vaga na semifinal da Copa do Mundo com a Itália. O dia era 05 de julho, e o palco, o estádio Sarrià, em Barcelona. 

Os italianos vinham de campanha capenga. Na primeira fase, empataram três vezes. Porém, o futebol não era tão decepcionante. O antigo técnico da seleção brasileira, Zezé Moreira, que trabalhava como olheiro na época, chegou a alertar Telê Santana, então comandante brasileiro, sobre as qualidades de um time italiano "técnico" e de "categoria". 

E assim foi o confronto com a seleção brasileira: um jogaço. Jogaço que acabou decidido por um grande nome: Paolo Rossi. Logo aos cinco minutos, Cabrini cruzou na medida e Rossi apareceu sozinho na segunda trave para abrir o placar. 

A resposta brasileira veio em uma jogada que mostrava um pouco da mágica daquela seleção: Zico fez o que quis com o marcador e devolveu bola para Sócrates empatar. O ataque brasileiro, naquele dia, fez o seu papel, mas a defesa... 

O time brasileiro errava mais do que o costume. Aproveitando erro de passe de Toninho Cerezo, Rossi marcou novamente. Falcão ainda tentou recolocar o Brasil no jogo com um chutaço, mas, Rossi voltou a aparecer com liberdade na área e fez o 3 a 2. 

A decepção brasileira foi enorme, já que aquela seleção de 1982 fez todo mundo sonhar e encantou também os europeus. Mas longe de se dizer que a Itália venceu por sorte, com um futebol feio. A Azzurra se sagraria campeã do mundo com muitos méritos. 

Ao apito final, o técnico italiano Enzo Bearzot definiu bem o que foi aquela Copa, em entrevista para o repórter Ernesto Paglia, da Globo: "O Brasil veio para essa Copa para se exibir, enquanto nós viemos para competir". 

Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Segunda, 05 Julho 1982 - 12:15
Estadi de Sarrià
Avraham Klein
3-2
Paolo Rossi 5' 25' 74'
Sócrates 12'
Falcão 68'
Estádio
Estadi de Sarrià
Lotação41000
Medidas-
Ano de Inauguração1923