Siga oGol no facebook
        1xBet
        Histórias do Futebol
        Histórias do Futebol

        St. Pauli: modesto dentro de campo, adorado fora dele

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        O St. Pauli nunca foi campeão alemão. Nem da Copa. Nem tem glórias internacionais. E passa mais tempo na segunda do que na primeira divisão alemã. Mas, ainda assim, é um dos times mais adorados do país, sendo reconhecido internacionalmente. Por que? 

        O clube fica na cidade de Hamburgo, e mesmo localmente sucumbe historicamente para o rival que leva o nome da cidade. Apesar disso, o St Pauli ganhou fama por ser diferente, por ser o contraponto de um mundo que, muitas vezes, caminha em direções preocupantes. 

        O Saint Pauli, para começo de conversa, tem sede na zona portuária da cidade de Hamburgo, em uma região que é marginalizada pela sociedade. Quando se mudou para a região, a equipe foi abraçada por aqueles que, na verdade, não tinham muito o que abraçar, fora o rock. 

        O St Pauli virou a voz de uma comunidade rechaçada pela sociedade. Se virou contra o fascismo, racismo, a homofobia e o machismo, rejeitando, oficialmente, todas as formas de segregação social. 

        Nas arquibancadas, a torcida carrega bandeiras do movimento LGBT, além de faixas com o rosto do guerrilheiro argentino Che Guevara, confirmando que é o contraponto a movimentos elitistas e assumindo postura esquerdista. 

        O St Pauli chegou a realizar um amistoso contra Cuba para estreitar laços e assumir sua posição política, mostrando que o clube vai muito além de títulos (que por sinal são escassos na galeria). Apesar de não somar grandes vitórias, o clube é considerado o time alemão com mais torcedoras do país, somando, ainda, mais de dez milhões de fãs no total. 

        Corny Littman, que presidiu o clube entre 2002 e 2010, foi o primeiro presidente assumidamente gay de um clube alemão. Durante anos, ele foi a personificação dos ideais defendidos pela equipe e por sua torcida. 

        Os princípios abraçados pelo clube e sua relação com a comunidade local tornam o St Pauli uma das histórias mais diferenciadas do futebol. O clube segue como o grande contraponto ao futebol dos milhões. 

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados