Siga o instagram do oGol
bet365
Biografia
Biografia Jogadores

Just Fontaine: o artilheiro que assombrou a Copa de 1958

Texto por ogol.com.br
l0
E0

Just Fontaine nasceu com a cara da divisão marroquina na década de 1933: filho de colono francês com uma espanhola, nasceu em Marrakech em 18 de agosto daquele ano. O Marrocos, então, pertencia a França. E Fontaine foi criado como um autêntico francês. 

Na década de 1950, já em Casablanca, começou a jogar futebol no Union Sportive Marrocaine, que era um dos principais times da cidade. Mas não ficou muito tempo no país: grande destaque nas campanhas da equipe, acabou observado por olheiros franceses. 

Campeão da liga local, acabou se mudando para o Nice em 1953. E seguiu fazendo muitos gols. Ainda em 1953, passou a ser convocado pela seleção francesa e, logo na estreia, marcou quatro gols contra a seleção de Luxemburgo. 

Durante três anos, Fontaine foi fundamental ao Nice, que acabou campeão francês na última temporada do atacante no clube. A partir de 1956, o jogador alçou voos mais altos no Stade de Reims, então grande clube do futebol francês. 

Com média superior a um gol por jogo, e ao lado de Raymond Kopa e Roger Piantoni, foi três vezes campeão francês no Reims. Levou o clube até uma final de Liga dos Campeões, mas não conseguiu superar o Real Madrid, de Di Stéfano. 

Apesar dos muitos gols e títulos pelo Reims, o grande feito da carreira de Fontaine foi realizado com a camisa azul da seleção francesa. Na Copa do Mundo de 1958, o atacante massacrou adversários no torneio disputado na Suécia. 

A Copa de Fontaine

Fontaine marcou em todos os jogos daquela Copa, começando por um hat-trick sobre o Paraguai, passando por dois gols contra a Iugoslávia, um diante da Escócia e outros dois contra a Irlanda do Norte. Até enfrentar o Brasil. 

No dia 24 de junho, depois de Vavá ter aberto o placar para os brasileiros, Fontaine empatou para os franceses e esboçou uma reação, seguindo sua campanha artilheira. Mas Didi tirou a folha seca da cartola e Pelé marcou três vezes, frustrando o goleador francês. 

Na disputa pelo terceiro lugar, Fontaine marcou quatro vezes contra a Alemanha e terminou aquela Copa com 13 gols em seis partidas, sendo, por muito tempo, o grande artilheiro de Copas e permanecendo, até hoje, como o jogador que mais gols fez em uma só edição do torneio. 

D

Fotografias(11)

Just Fontaine (FRA)
Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados