Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Biografia
      Biografia Treinadores

      Bill Shankly: o 'Senhor Liverpool'

      Texto por ogol.com.br
      l0
      E0

      Quem vai em Anfield Road hoje em dia tem uma foto obrigatória: na frente da estátua de Bill Shankly. Em um clube de muitos ídolos, ter uma estátua na frente do estádio não é para qualquer um. E Bill Shankly não é qualquer um. 

      Nascido na Escócia em 1913, Shankly viveu tempos difíceis em seu país, e chegou a confessar que roubou comida. Para tentar fugir da fome, começou a trabalhar em uma mina com um de seus irmãos aos 15 anos. 

      Uma das escapatórias de Shankly era o futebol. Era no esporte que conseguia fugir da dura realidade na Escócia. Por sorte, acabou descoberto por um olheiro e foi jogar no futebol inglês. 

      Como atleta, Shankly teve uma carreira de relativo sucesso, com um título da F.A Cup pelo Preston e 12 convocações para a seleção escocesa. Mas seria como técnico que o escocês entraria para a história. 

      O início como comandante foi no Carlisle, clube que defendeu também como jogador. Teve sucesso no clube, elevando a autoestima dos atletas. Se mudou para o Grimsby por um desentendimento com a direção, e depois passou por Workington e Huddersfield. 

      O ápice de Shankly no Huddersfield foi em um duelo com o Liverpool. Mesmo com um a menos, conseguiu motivar sua equipe a aplicar uma sonora goleada por 5 a 0. O embate chamou a atenção dos dirigentes dos Reds, que o levaram para Anfield. 

      Shankly chegou no Liverpool no final da década de 1950, e o clube não andava nada bem. Na segunda divisão inglesa, e sem perspectiva, agonizava sem a esperança de tempos melhores. Mas Shankly trouxe para Anfield dias de sol. 

      O treinador exigiu que a diretoria do clube reformasse o gramado e recuperasse o CT de Melwood. Junto com Bob Paisley, Fagan e Bennett, montou o time ideal em campo, e fez os jogadores acreditarem que dias melhores estavam próximos. 

      Nem tão próximos, porém. Demoraram três temporadas para o Liverpool voltar para a primeira divisão inglesa. No ano seguinte do retorno, o time acabou com o sexto título inglês de sua história, com direito a uma grande goleada sobre o Arsenal, por 5 a 0. 

      Shankly voltou a tornar o Liverpool um gigante inglês, com três títulos da liga nacional, duas Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga e três Supercopas. O treinador foi além e, em 1973, levou o clube ao primeiro título europeu: a Copa Uefa, batendo na final o Borussia Monchengladbach. 

      O legado de Shankly seguiu com Bob Paisley nos anos seguintes, e o Liverpool se tornou a grande potência do futebol inglês. O treinador faleceu em 29 de setembro de 1981, mas está eternizado até hoje na história do clube, além de ser estátua na entrada de Anfield Road. 

      D

      Fotografias(2)

      Estátua de Bill Shankly em Anfield Road
      Comentários (0)
      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados