Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Rivalidades
      Rivalidades

      Roma x Lazio: o Derby della Capitale

      Texto por ogol.com.br
      l0
      E0

      Há na Itália Inter x Milan, Juventus x Inter, Juventus x Milan, Palermo x Catania e Sampdoria x Genoa. Há, ainda, o clássico de Turim, entre Juve e Torino. Mas não há nada como um Roma x Lazio. O Derby della Capitale é o jogo de maior rivalidade no futebol italiano. 

      A Lazio nasceu primeiro, em 1900, mas, apesar disso, passou a ser considerado um clube marginalizado. Isto porque o surgimento da Roma veio como forma de unificar várias agremiações da cidade para tentar fazer frente ao poderio dos rivais de Turim e Milão. 

      O dérbi e o fascismo 

      Os torcedores do clube giallorossi, inclusive, consideram os rivais camponeses, marginais em meio a uma cidade unida pela Roma. A Lazio, porém, contou com forte apoio político, já que era o time do ditador Benito Mussolini, e acabou marcada por ter ultras que apoiassem o fascismo de Mussolini. Até hoje, a torcida da Lazio é considerada uma das mais radicais da Europa, estando constantemente na mídia por episódios de brigas ou preconceitos. 

      Dentro e fora de campo, os torcedores das duas equipes se opõem, o que é motivo de constante preocupação das autoridades locais. Muitas vezes, o clássico é marcado por encontros sangrentos, onde o futebol acaba sendo ofuscado pela ignorância. 

      Ignorância vista, inclusive, dentro de campo. Paolo di Canio, um dos maiores ídolos da Lazio, chegou a defender Mussolini publicamente e comemorou, em um dérbi, um gol contra o rival fazendo uma saudação fascista. Nas arquibancadas, certa vez foi visto um cartaz gigantesco onde estava escrito: "Auschwitz é a vossa terra, os fornos são as vossas casas".

      O dérbi em campo

      Fora toda a polêmica fora das quatro linhas, Lazio e Roma somaram, ao longo da história, grandes encontros. O ápice foi na virada do século, quando os rivais tinham dois grandes times, campeões duas temporadas seguidas da Serie A (a Lazio em 2000, a Roma em 2001). 

      Os Giallorossi tinham nomes como Cafu, Aldair, Antônio Carlos Zago, Emerson, Di Francesco, Francesco Totti, Batistuta e Montella, enquanto os biancoceleste eram representados por grandes nomes como Mihajlović, Nesta, Diego Simeone, Nedved, Verón, Marcelo Salas, Inzaghi e Roberto Mancini. 

      Curiosamente, na temporada de título da Lazio, a Roma goleou a rival, por 4 a 1, com dois gols de Delvecchio e outros dois de Montella. No returno, os Albiceleste venceram de virada, gols de Nedved e Verón,  e arrancaram rumo ao título. 

      Em 2002, a Roma conseguiu uma das grandes goleadas da história, enfiando 5 a 1 em uma atuação épica de Montella, autor de quatro gols. Os Giallorossi, inclusive, levam vantagem sobre o rival em confrontos direitos, além de somarem um Scudetto a mais (três, contra dois). 

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados
      Equipe