Siga oGol no facebook
história
Histórias do Futebol

As mordidas de cães que fomentaram a rivalidade no Clássico do Vale do Ruhr

Texto por ogol.com.br
l0
E0
A rivalidade entre Borussia Dortmund e Schalke 04 marca o encontro de duas das grandes torcidas do futebol alemão no Vale do Ruhr. O embate é considerado o principal clássico do futebol alemão, mas nem todo mundo sabe onde (e como) a rivalidade começou. 

Nem sempre Dortmund e Schalke foram rivais. O clima entre os times, e as torcidas, só esquentou depois de um encontro em 06 de setembro de 1969. O  Estádio Rote Erde, casa aurinegra na época, recebeu mais de 50 mil pessoas para ver a peleja, isso em um estádio onde caberiam 42 mil. Em fotos e vídeos da época, muitos torcedores eram vistos na pista de atletismo para conseguir acompanhar o encontro. 

Hans Pirkner tentou confirmar o bom momento dos Azuis Reais contra o Dortmund marcando aos 37 minutos do primeiro tempo. Torcedores do Schalke entraram no gramado para celebrar com o atacante, e a reação dos seguranças do time da casa, com cães para morder os invasores, causou uma enorme confusão.

Jogadores do Schalke acabaram mordidos pelos cães, ao ponto de sangrarem, mas o jogo seguiu, com direito a vacinas antitetânicas nos vestiários, e o Dortmund conseguiu o empate na segunda parte. 

"De repente, meu calção estava ensopado de sangue. O choque e a dor eram grandes. Eu tive que dormir debruço por duas noites seguidas. A cicatriz tem seis centímetros, permanece visível até hoje. Um presente para sempre”, disse o meia do Schalke Gerd Neuser mais tarde. 

As mordidas, e toda a confusão do jogo de 1969 ajudaram a tornar aquelas duas equipes rivais de sangue. No jogo do Glückaufkampfbahn, campo do Schalke, o presidente do time da casa alugou filhotes de leões de um zoológico local para intimidar os visitantes, em resposta irônica, e assustadora, ao ocorrido em Dortmund. O resultado foi novo 1 a 1, e muita confusão de uma rivalidade que só aumentou com os anos. Tudo por conta das mordidas de cachorros... 

Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Sábado, 06 Setembro 1969 - 00:00
Signal Iduna Park
Diedrich Basedow
1-1
Werner Weist 65'
Hans Pirkner 37'
Estádio
Signal Iduna Park
Lotação81359
Medidas105x68
Ano de Inauguração1974