Siga oGol no Twitter
      bet365
      Jogos marcantes
      Jogos marcantes

      1914: o primeiro Brasil x Argentina

      Texto por ogol.com.br
      l0
      E0

      Hoje, Brasil x Argentina no futebol é uma rivalidade mais que centenária. Claro, a tensão entre os povos começou bem antes do esporte (muito antes até mesmo de os países terem nomes). Mas em campo, tudo começou no ano de 1914. 

      Antes disso, Julio Roca, presidente da Argentina, já vinha tentando apaziguar os ânimos entre os países com alguns jogos amistosos. A seleção argentina esteve no Brasil no início da década e encarou combinados locais, seleções regionais. 

      Com a formação da seleção brasileira, em 21 de julho de 1914, logo um encontro entre as seleções acabou agendado. O primeiro deles aconteceu no dia 20 de setembro ainda em 1914, e o antigo campo do Gimnasia Y Esgrima, de Buenos Aires, foi o palco. 

      Na época, a seleção brasileira ainda estava engatinhando e via Argentina e Uruguai dominarem o continente. Para o jogo, Rubens Salles, considerado um dos grandes nomes do nosso futebol na época (e que viria a ser o autor do gol da primeira vitória brasileira sobre a Argentina), não esteve em campo. A Argentina também jogou com um time bem diferente do que o costume. 

      Carlos Izaguirre acabou sendo o grande destaque do amistoso, com dois gols. O capitão Aquiles Molfino deixou o dele, e os hermanos acabaram com um triunfo tranquilo, por 3 a 0, em cima de uma seleção brasileira que não teve reação. 

      As ausências de ambas as partes são explicadas pelo jogo da semana seguinte, entre as duas seleções, que decidiria a primeira Copa Roca. Até hoje, a CBF considera o primeiro jogo oficial contra a Argentina o da Copa Roca, que terminou 1 a 0 para o Brasil com gol de Rubes Salles. Já os argentinos se vangloriam pela vitória de 20 de setembro no primeiro embate entre as duas seleções. 

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Domingo, 20 Setembro 1914 - 00:00
      Gimnasia y Esgrima de Buenos Aires (G.E.B.A.)
      León Peyrou
      3-0
      Carlos Izaguirre 41' 65'
      Aquiles Molfino 57'
      Estádio
      Gimnasia y Esgrima de Buenos Aires (G.E.B.A.)
      Lotação0
      Medidas-
      Ano de Inauguração0