Siga oGol no facebook
bet365
Biografia
Biografia Jogadores

Denis Law: o escocês voador

Texto por João Pedro Silveira
l0
E0

Quem viu Denis Law jogar não esquece o seu maravilhoso pé direito. Jogando na direita ou na esquerda, The King, como era conhecido pelos torcedores, bombardeava as zagas adversárias, com a sua velocidade vertiginosa e a sua técnica. Ao lado de George Best e Bobby Charlton, Denis Law ajudou o Manchester United a encantar a Inglaterra e a Europa na década de 60.

A caminho do sul

Denis Law nasceu em Aberdeen, na Escócia, no dia 24 de Fevereiro de 1940. O pequeno Denis nasceu em um período conturbado, quando a Grã-Bretanha enfrentava "sozinha" a força demolidora do III Reich.

Filho de um pescador e de uma dona de casa, Denis era o caçula de uma família de sete irmãos, que vivia em um bairro pobre de Printfield Terraces, Aberdeen.

Até aos 12 anos de idade, Denis andava descalço, pois os seus pais não tinham dinheiro para comprar calçado para os filhos. Foi descalço que aprendeu a jogar futebol e talvez é aí que more o segredo dos seus dribles. Recusou estudar na Aberdeen Grammar School, preferindo estudar na Powis Academy, pois na primeira seria obrigado a jogar rugby, e na segunda é que podia jogar futebol.

Torcedor fanático do Aberdeen, sempre que podia marcava presença no Pittodrie Stadium para assistir as jogos do clube. Apesar do estrabismo, Law brilhava na equipe da escola, tendo sido convocado pela seleção escocesa nas categorias de base. Aos 15 anos, foi convidado para um período de testes no Huddersfield Town, da Inglaterra.

@Getty / Don Morley
Quando chegou em Huddersfield, se deparou com a dura realidade das declarações do técnico, que o considerou como uma "aberração", um "rapaz tão fraco, débil e de óculos", acrescentando ainda que nunca tinha visto ninguém "com tão poucas perspectivas de sucesso como jogador de futebol" como o pobre Denis.

Desolado, Denis estava preparado para voltar para Aberdeen, mas os dias passavam e ele continuava treinando. Contra todas as expectativas, os dirigentes do clube lhe convidaram para assinar contrato no dia 3 de abril de 1955. Pouco depois, o clube pagou a sua cirurgia para corrigir o estrabismo e, em pouco tempo, o jovem já brilhava no time principal dos Terriers

De Huddersfield a Manchester

O menino se tornou um dos destaques da equipe e rapidamente despertou o interesse dos "grandes". Primeiro veio o Manchester United, que ofereceu dez mil libras, mas o Huddersfield rejeitou a proposta, adiando um pouco o encontro de Law com Matt Busby. 

Bill Shankly, que chegou em Huddersfield no ano de 1957, encantou-se com o jovem e tentou levá-lo para o Liverpool, mas desta vez foram os próprios dirigentes dos Reds que avisaram Shankly que não havia dinheiro para contratar a jovem estrela.

O terceiro time a aparecer no seu radar foi o Manchester City, que o levou após oferecer 55 mil libras pela transferência, a mais cara da história do futebol inglês até então.

21 gols em 44 jogos foi o que Denis Law fez com a camisa dos Citizens. O Manchester City estava longe dos seus melhores anos e só conseguiu evitar o rebaixamento perto do final do Campeonato Inglês, após uma vitória por 4 a 1 sobre o Aston Villa, com Law anotando dois gols.

Quando o Torino abordou o City para tentar contratá-lo, Law não pensou duas vezes e partiu para a Itália, em troca de de 115 mil libras. A temporada na Itália, no entanto, não correu bem, tendo Law abandonado Turim ao final de um ano, assinando pelo Manchester United.

Finalmente no Teatro dos Sonhos

Ao serviço dos Red Devils, Law acabaria por se tornar uma lenda do futebol. Juntamente com Charlton e Best formaria a famosa United Trinity, uma trindade que trouxe o Manchester United de volta aos sucessos. 

Em 1964/65, Law liderou a equipe na conquista do título inglês. Com 28 gols, conquistou a artilharia da competição e ganhou a Bola de Ouro, da France Football.

Denis Law voltou a ser campeão inglês em 1967, mas as lesões no joelho direito começavam a pesar. O atacante ainda conquistou a Liga dos Campeões, mas longe de ser o protagonista na campanha do título.

O declínio

Law  foi perdendo espaço no United e, em 1973 transferiu-se para o rival do United, o Manchester City. No último jogo da temporada, o City visitou Old Trafford, Denis Law marcou um gol de calcanhar na vitória dos visitantes. Ciente de que o triunfo rebaixaria o United, o atacante não comemorou o gol e acabou por sair de campo pouco depois, cabisbaixo, quando foi substituído.

No final desta temporada, Denis deixou o City. Em 74, pela primeira vez representou a Escócia em uma Copa do Mundo. Law jogou na estreia contra o Zaire. Os escoceses venceram 2 a 0, mas ele foi um mero coadjuvante no torneio, tendo ficando depois no banco nos jogos contra o Brasil e Iugoslávia. Apesar de não perder nenhum jogo, a Escócia foi eliminada e Denis Law colocou um ponto final na sua carreira. 

D

Fotografias(6)

Denis Law
Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados