Siga o instagram do oGol
          1xBet
          Biografia
          Biografia Jogadores

          Birgit Prinz, a craque que levou a Alemanha ao topo do mundo

          Texto por Carlos Ramos
          l0
          E0

          Birgit Prinz era uma daquelas crianças (e depois adolescente) que praticavam tudo quanto era esporte. Natação, atletismo, ginástica, e futebol... O último, principalmente, incentivada por seu pai. E foi no futebol que a alemã deixou marcado seu nome na história. 

          Prinz começou sendo treinada por Stefan Prinz, seu pai, enquanto fazia a iniciação nas divisões de base de SV Dörnigheim e FC Hochstadt. Nascida em 1977 (em 25 de outubro), se mudou para Frankfurt no início da década de 1990 e chegou na Bundesliga ainda muito jovem pelo FFC Frankfurt. 

          O destaque na equipe logo chamou a atenção da seleção alemã, e Prinz fez sua estreia pela seleção com apenas 16 anos. Perto de completar 17, estreou em uma Eurocopa e ajudou a Alemanha a conquistar o título europeu em 1994. Prinz entrou sempre que o time preciso e, na decisão contra a Suécia, saiu do banco para marcar um dos gols da vitória por 3 a 2

          No ano seguinte, se tornou a jogadora mais jovem a atuar em uma final de Copa do Mundo, aos 17 anos e 236 dias. Ao longo da campanha, Prinz ganhou a vaga de titular após uma grande exibição contra o Brasil, que acabou em goleada por 6 a 1 (um gol de Prinz). Na decisão, porém, as alemãs foram derrotadas pela Noruega. 

          Mas todo ano praticamente era ano de final para Prinz. Em 1997, a jogadora voltou a ser campeã da Europa, de novo com um gol na final (dessa vez vitória por 2 a 0 sobre a Itália). A atacante já não era mais uma promessa adolescente, e sim uma das grandes jogadoras do mundo. 

          Medalha de bronze em 2000, com mais uma vitória e um gol contra o Brasil, e campeã da Europa mais uma vez em 2001, Prinz dominou o mundo, enfim, em 2003, quando começou o ápice de sua carreira. Foi artilheira daquele Mundial, com sete gols, e levou a Alemanha ao título após vitória na prorrogação contra a Suécia. Foi o primeiro título mundial da Alemanha.

          Prinz foi eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo em 2003, e seria novamente em 2004 e 2005, anos em que voltou a ser bronze na Olimpíada e campeã da Europa. Em 2007, Prinz voltou a uma final de Copa do Mundo com a Alemanha. 

          As adversárias eram as brasileiras, que vinham de uma atuação de gala na semifinal contra os Estados Unidos. Mas Marta, que era a melhor jogadora do mundo, acabou vendo a já veterana Prinz retornar ao topo do mundo marcando uma vez na vitória alemã por 2 a 0

          Prinz voltou a ser campeã da Europa em 2009, com dois gols na atuação espetacular contra a Inglaterra na final (o jogo foi 6 a 2 para a Alemanha). Mas já então a artilheira não era a mesma e, em 2011, fez seus últimos jogos pela Alemanha na Copa do Mundo que acabou com eliminação nas quartas. 

          Na temporada seguinte, após tantos anos pelo Frankfurt e uma passagem pelo North Carolina Courage, dos Estados Unidos, Prinz foi jogar uma última temporada no Hoffenheim, o último ano de uma carreira que deixou marcas no futebol feminino. 

          D

          Fotografias(2)

          Birgit Prinz (GER)
          Lista
          Comentários (0)
          Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
          motivo:
          EAinda não foram registrados comentários…
          Links Relacionados