Siga o canal do youtube do ogol.com.br
bet365
Histórias do Futebol

Afonso Alves: o brasileiro que mitou na Holanda

Texto por Claudio Sobrinho
l0
E0

Afonso Alves? O nome não é dos mais conhecidos pelos amantes  do futebol, e talvez muitos nem saibam de quem estamos falando, mas o jogador caiu na boca do mundo em 2007. Foi naquele ano que com a camisa do Heerenveen, modesto clube holandês, fez história ao marcar sete gols em uma mesma partida e se tornar o recordista neste quesito na Eredivisie, superando Marco van Basten, Johan Cruyff, Pierre Kerkhofs e Dirk Lammers, que até então eram os donos da marca, ao terem balançado as redes seis vezes em um mesmo jogo.

@Getty / Clive Mason
Mas ainda antes deste dia histórico, Afonso Alves já tinha dado muito o que falar no Brasil. Na temporada anterior, quando foi o grande artilheiro do Campeonato Holandês, com 34 gols, o jogador foi convocado por Dunga para defender a seleção brasileira na Copa América e fez com o que o técnico fosse bastante contestado por apostar em um "desconhecido". Com a amarelinha, o atacante deu razão aos críticos e mostrou que Dunga havia feito uma má opção. Foram oito jogos e apenas um gol marcado.

"Eu estava no auge. Por pouco não fui o artilheiro da Europa, fiquei só atrás do Totti, então acho que tudo foi merecido. Agradeço demais ao Dunga pela oportunidade na seleção", relembrou o jogador.

Sua veia goleadora na Holanda o levou para uma das grandes vitrines do futebol mundial, a Premier League, embora para defender o não tão badalado Middlesbrough, que na ocasião pagou 12,5 milhões de libras para contratá-lo, até hoje o valor mais alto já pelo pelo clube por um jogador. No time inglês, Afonso Alves atuou em 49 partidas e marcou 13 gols.

Após a passagem apagada na Inglaterra, o atacante rumou ao Catar, onde atuou por três equipes diferentes entre 2009 e 2013. De volta para a Holanda em 2015, Afonso treinou no Heerenveen durante alguns dias, mas apesar da oportunidade dada pelo clube onde marcou história no passado, não conseguiu vencer as lesões e acabou por optar pela aposentadoria.

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
You are my Alves, Afonso Alves!!!
2020-04-05 23h31m por Lucas17
Esse grito da torcida do Middlesbrough era sensacional, fazia o estádio tremer, mas infelizmente a passagem dele pelo Borugh não foi como esperado. Não era mal jogador, mas mesmo com a veia goleadora não tinha bola para defender a seleção.
Links Relacionados