Siga o instagram do oGol
    bet365
    Jogos Marcantes

    A maior goleada da Bundesliga que não fez o Monchengladbach sorrir

    Texto por ogol.com.br
    l0
    E0

    No dia 29 de abril de 1978, o Borussia Monchengladbach duelou com o Borussia Dortmund, no Rheinstadion, em Düsseldorf, (o Bökelbergstadion estava em obras). O jogo era válido pela rodada 34 da Bundesliga e valia o título para os Potros, que tinham como concorrentes pela Salva de Prata o Colônia. O jogo de Düsseldorf acabou marcado como a maior goleada da Bundesliga.  

    Um fato importante sobre a luta pela taça: Colônia e Monchengladbach estavam empatados em pontos na liderança, mas a vantagem do Colônia era no saldo de gols, uma vantagem de dez gols. A diferença nos gols foi uma motivação tanto para os Potros. 

    O atropelo

    O começo dos Potros foi alucinante. Logo no primeiro minuto da partida, Jupp Heynckes abriu o placar. Com 12 minutos, mais um gol de Heynckes. Os olhares se voltavam para o goleiro Peter Endrulat, que fora escalado por Rehhagel como titular, mas que não aceitara a proposta de renovação do clube. 

    Otto Rehhagel, então com 39 anos, era o treinador do Dortmund

    De cabeça, o dinamarquês Carsten Nielsen fez 3 a 0. Sem reação, os Aurinegros acabaram nas cordas. Del´Haye marcou o quarto e Heynckes conseguiu o hat-trick ainda com 32 minutos. O sonho do título se tornava plausível e Wimmer marcou o sexto ainda no primeiro tempo. 

    Atropelo seguiu

    A esperança do título era maior porque o Colônia vencia seu jogo só por 1 a 0. E no segundo tempo, o baile seguiu. As palavras de Otto Rehhagel no vestiário não surtiram efeito algum, e o Dortmund continuou nas cordas. 

    Jupp Heynckes e Berti Vogts, duas referências do fantástico Gladbach dos anos 1970.

    Rehhagel ainda tentou tirar de campo o goleiro Endrulat, que se recusou e seguiu até o final. Seguiu e manteve-se incapaz de segurar o ataque dos Potros, que passou o rodo e enfiou um gol atrás de gol para seguir na busca do título. 

    Heynckes, o artilheiro incansável do dia, ganhou no alto da defesa para marcar o sétimo com 14 minutos. Nielsen, dois minutos depois, fez o oitavo e Del- Haye, em seguida, enfiou 9 a 0. O trator seguiu passando sem piedade. 

    Só Heynckes fez seis, e ele foi o autor do décimo gol do time. Lienen marcou o 11 a 0 e Kulik marcou o último já nos acréscimos. A goleada estava feita, mas, ao apito final, quando foi ver o que aconteceu no jogo do Colônia, o time do Monchengladbach se decepcionou. 

    O Colônia, ciente do que estava acontecendo em Düsseldorf no intervalo, foi com tudo para o segundo tempo e goleou St. Pauli, por 5 a 0. Os 12 a 0 não deram o título aos Potros, mas ao menos ficaram na história como a maior goleada da história da Bundesliga. 

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    jogos históricos
    U Sábado, 29 Abril 1978 - 11:00
    Rheinstadion
    Ferdinand Biwersi
    12-0
    Jupp Heynckes 1' 12' 32' 59' 77'
    Carsten Nielsen 13' 61'
    Karl Del´Haye 22' 66'
    Herbert Wimmer 38'
    Ewald Lienen 87'
    Christian Kulik 90'
    Estádio
    Rheinstadion
    Rheinstadion
    Alemanha
    Düsseldorf
    Lotação55800
    Medidas-
    Ano de Inauguração1925