Siga oGol no facebook
        bet365
        Jogos Marcantes
        Jogos marcantes

        Mackenzie 2 x 1 Germânia: o primeiro jogo oficial do futebol brasileiro

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        No dia 3 de maio de 1902, no campo do Parque da Antarctica Paulista, Mackenzie e Germânia fizeram o primeiro jogo oficial da história do futebol brasileiro. Longe do contexto moderno, os times que participavam daquele primeiro Campeonato Paulista não se dedicavam exclusivamente ao futebol, à época um esporte novo, que começava a engatinhar rumo ao profissionalismo.

        Naquele Paulista, cinco clubes disputavam o troféu: São Paulo Athletic, casa do lendário Charles Miller; Paulistano, que anos mais tarde viria a dar origem ao São Paulo por meio de jogadores dissidentes; Sport Club Internacional, formado maioritariamente por imigrantes europeus; Mackenzie, formado por alunos da universidade homônima e que até hoje se dedica à diversas modalidades esportivas; e o Germânia, atual Esporte Clube Pinheiros, que teve de mudar seu nome em decorrência dos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial.

        Um encontro para a história

        Certamente, nenhum daqueles jogadores envolvidos na partida entre Mackenzie e Germânia tinham ideia do marco histórico que faziam para o esporte mais popular do Brasil. Segundo relatos da época, um grande número de famílias esteve presente no estádio para ver a peleja, a primeira do estadual.

        O autor do primeiro gol oficial do futebol nacional foi marcado por Mario Eppingaus, que inaugurou o placar do jogo para o Mackenzie. Ainda no primeiro tempo, o alemão Kirschner deixou tudo igual para o Germânia. Mas a reação parou por aí. 

        Ainda na primeira etapa, os germânicos perderam Muss, um dos melhores jogadores do time, lesionado em uma queda. A partir de então, o controle foi reestabelecido por parte do Mackenzie. 

        "O team do Mackenzie tem muito mais velocidade que seu concorrente e, devido a isto, do começo ao fim, a bola manteve-se mais favorável ao Mackenzie", lê-se na crônica de O Estado de S. Paulo no dia seguinte. 

        Os velocistas, então, conseguiram a vitória na segunda metade com um gol de Alicio de Carvalho. Aquele Campeonato Paulista viria a acabar com título do São Paulo Athletic. Mesmo sem título, para a história, sempre estarão os times e jogadores que deram um dos mais importantes passos para o futebol brasileiro.

        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        jogos históricos
        U Sábado, 03 Maio 1902 - 00:00
        Parque da Antarctica Paulista
        2-1
        Alicio de Carvalho 83'
        Eppingaus minuto n?o dispon?vel
        Kirschner 37'
        Estádio
        Parque da Antarctica Paulista
        Lotação0
        Medidas-
        Ano de Inauguração1902