Siga oGol no Twitter
      bet365
      Jogos Marcantes
      Jogos marcantes

      River Plate 1 x 2 Flamengo: o 'Aí Jesus' e a América Rubro-Negra

      Texto por Carlos Ramos
      l0
      E0

      23 de novembro de 2019 é um dia que nunca mais irá sair da memória dos torcedores rubro-negros. Dos que foram até Lima, dos que torceram pelo Rio, pelo Brasil e pelo mundo. Foi quando o Flamengo, de Jorge Jesus, conseguiu uma virada histórica sobre o River Plate para conquistar a América uma vez mais. 

      A primeira final da Libertadores em jogo único e campo neutro foi um duelo de muita emoção, que acabou com o atual campeão derrubado com dois gols de Gabriel Barbosa já perto do fim. 

      River quer seguir no topo

      O duelo começou com cara de decisão: muito estudo, tensão e poucos riscos. Mas, quando as falhas aparecem, não tem jeito. O Flamengo errou primeiro, o River Plate aproveitou e abriu vantagem na decisão ainda aos 15 minutos. 

      A jogada foi nas costas de Filipe Luís, canhota de defesa rubro-negra. O cruzamento passou por toda a área, mesmo com chances claras para corte. Rafael Santos Borré aproveitou o cochilo da zaga flamenguista e bateu rasteiro, sem muitas chances para Diego Alves. 

      O Rubro-Negro já se mostrava tenso antes do gol, e ficou ainda mais depois. O jogo não fluía como de costume, com muita dificuldade na saída de jogo. Os passes de Mari e Filipe Luís não apareciam e nem Gerson, anulado pela marcação argentina. 

      Éverton Ribeiro foi tentar fazer a saída de jogo, mas perdeu bola e Matías Suárez tentou o segundo de fora da área. Desviada, a bola saiu por cima da meta de Diego Alves. Jorge Jesus não via seus comandados reagirem. 

      Só lá pelos 30 minutos que os cariocas passaram a atuar de forma mais consciente, com mais tranquilidade com a posse de bola. Foi quando a intensidade argentina diminuiu e o time de Galhardo, que marcava alto, recuou. 

      Só que o recuo se mostrou estratégico aos 36, quando os Millionarios conseguiram um contragolpe quase fatal. Suárez fez bem o pivô para Palacios, que bateu forte de fora da área e viu a bola passar raspando a trave de Diego Alves. O Fla estava irreconhecível. Nesse momento da partida, uma reação parecia improvável. E ela seguiu difícil por muito tempo... 

      A virada no "Ai, Jesus!"

      Na volta do intervalo, depois de conversa com o técnico Jorge Jesus, o Flamengo conseguiu, enfim, seu primeiro chute no gol. Gabigol recebeu na direita da área, levou para a perna canhota e bateu, mas fraco, e Armani fez a defesa. O time de Jorge Jesus mostrou um melhor futebol na segunda parte. 

      Aos 12 minutos, o empate ficou muito perto. Gabigol conseguiu grande bola para Bruno Henrique, que avançou para a área. O passe, para trás, passou por De Arrascaeta, que furou, e terminou em chute de Gabigol que pegou na defesa. Na sobra, Éverton Ribeiro completou de perna direita e Armani fez boa defesa. 

      Uma alteração também ajudou a mudar a cara do jogo. Gerson sentiu e teve de ser substituído por Diego, que atuou de segundo volante. Jesus foi feliz na escolha. 

      O treinador tentou também Vitinho, tirando Arão e abrindo de vez o time. Era tudo ou nada nos minutos finais. A reação ficou mesmo para os últimos minutos, e foi épica. 

      Aos 43 minutos, veio o empate. Bruno Henrique abriu para De Arrascaeta na área, e o uruguaio conseguiu mandar na segunda trave para Gabigol. E teve, sim, gol do Gabigol. Sozinho, e com gol aberto, o artilheiro empurrou para a rede. 

      Nenhum torcedor do Flamengo poderia imaginar o final do filme. Até o rubro-negro mais otimista já estava esperando a prorrogação quando um chutão para frente acabou em Gabigol. O atacante ganhou no corpo de dois zagueiros e bateu forte, de canhota: foi um "Ai, Jesus!" O Flamengo, com cara de Flamengo, voltou ao topo da América em um jogo épico e inesquecível na memória dos torcedores rubro-negros. 

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Sábado, 23 Novembro 2019 - 17:00
      Monumental Lima "U" Marathon (Colosso de Ate)
      Roberto Tobar
      1-2
      Santos Borré 14'
      Gabriel Barbosa 89' 90'
      Estádio
      Monumental Lima
      Lotação80093
      Medidas105x70
      Ano de Inauguração2000