Siga oGol no Twitter
    bet365
    Histórias do Futebol
    Histórias do Futebol

    Marseille, o campeão europeu ofuscado por um escândalo de propina

    Texto por ogol.com.br
    l0
    E0

    O Olympique de Marseille formou um dos grandes times do futebol mundial na década de 1990. Foi bicampeão francês e levantou ainda a Liga dos Campeões. Mas um escândalo de corrupção ofuscou toda essa história de títulos. 

    Ganhar a Champions era a grande obsessão dos franceses, que montaram um time com nomes como Fabien Barthez, Marcel Desailly, Didier Deschamps, Abedi Pelé, Rudi Voller e Alen Boksic. 

    A fixação era facilmente explicada: nunca uma equipe francesa havia sido campeã da Europa. Para o Marseille, não bastava mais ser soberano na França, uma sensação que décadas depois o PSG também vivenciou. 

    O presidente Bernard Tapie investiu forte no elenco. O sonho virou realidade no dia 23 de maio de 1993, uma vitória sobre o Milan, em Munique, com gol de Boli. O Marseille era, enfim, campeão da Europa. 

    O grande feito do futebol francês logo virou escândalo. O que veio a seguir ofuscou por completo a conquista do Marseille, em festa que durou pouco. Já na semana seguinte ao triunfo, a imprensa francesa divulgava informações sobre um possível suborno do elenco ao Valenciennes por conta de um jogo uma semana antes da final. 

    O Valenciennes estava em 18° lugar na tabela da Ligue 1, o Marseille era o líder e estava perto do título. O suborno não seria para vencer, mas para vencer sem se esforçar muito. 

    O placar, de 1 a 0, gol de Boksic com 21 minutos de jogo, foi construído cedo e o jogo caiu de ritmo. Uma semana depois, o Marseille foi campeão da Europa... 

    A casa da tia

    Tudo começou, é bem verdade, na casa da tia. A tia de Christophe Robert, atacante do Valenciennes. No quintal da senhora foram encontrados enterrados envelopes com 250 mil francos. 

    A investigação teve a confirmação de jogadores do Valenciennes, que revelaram ter aceitado o suborno. Para o azar deles, o quintal da tia de Robert não era o lugar mais seguro para escondê-lo... 

    O clima na França se tornou quase que bélico: era Marseille contra o resto do país. Até que a própria diretoria do Marseille confessou ter subornado jogadores do Valenciennes. 

    O Marseille acabou perdendo o título do Campeonato Francês e chegou a ser rebaixado, punição esta que acabou não sendo cumprida. O título da Champions, entretanto, acabou mantido, apesar de acusações do CSKA de tentativa de suborno por parte dos franceses. 

    Um dos grandes times do Marseille na história acabou manchado pelo suborno. O clube perdeu a vaga no Mundial de Clubes para o Milan, que acabou derrotado para o São Paulo, e ainda ficou de fora da Champions da temporada seguinte. 

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados