Siga oGol no Twitter
bet365
Biografia
Biografia Jogadores

Abby Wambach: a grande artilheira dos EUA

Texto por ogol.com.br
l0
E0

Mary Abigail Wambach, uma estadunidense de Rochester, nascida em 2 de junho de 1980, se tornou uma das maiores jogadoras da história do futebol, com duas medalhas de ouro em Olimpíadas e um título de Copa do Mundo. 

Como muitas histórias de mulheres que tiveram que lutar por seu espaço em um esporte desigual, Abby Wambach, como ficou conhecida, começou a jogar com os meninos ainda criança. 

Quando foi para a Universidade da Flórida, desenvolveu seu jogo e foi uma das grandes revelações do futebol universitário. Se destacava principalmente pelos gols. 

Em 2002, deixou a Flórida e assinou pelo Washington Freedom, equipe que mais defendeu ao longo da carreira. Mas foi pela seleção dos Estados Unidos que Wambach se tornou uma lenda. 

A artilheira que virou lenda 

Campeã nacional em 2003, Wambach já se destacava como uma das grandes jogadoras dos Estados Unidos. Foi para a Copa do Mundo como titular, marcou três gols, mas não evitou a eliminação contra a Alemanha, nas semifinais. 

Eleita a melhor jogadora dos Estados Unidos em 2003, repetiu o feito no ano seguinte com protagonismo na campanha do ouro olímpico em Atenas. 

Wambach marcou quatro gols ao longo da campanha, dois deles sobre a seleção brasileira, de Marta, Cristiane, Pretinha e Formiga. Na final, Wambach marcou, na prorrogação, o gol do título estadunidense diante das brasileiras. 

No encontro seguinte, no Mundial de 2007, foram as brasileiras que fizeram Wambach sofrer, com um show de Marta e uma goleada histórica por 4 a 0, das piores derrotas da carreira da estadunidense. 

Wambach voltou a bater na trave em Mundiais em 2011, deixando o Brasil pelo caminho na campanha, mas sendo derrotada pelo Japão na final, nos pênaltis. Com quatro gols, se tornou a grande goleadora estadunidense em Copas. 

Manteve o alto nível em 2012, com cinco gols na campanha de mais um ouro olímpico dos Estados Unidos. Neste ano, superou Marta e foi eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo. 

Um dos grandes feitos da carreira de Wambach foi se manter em alto nível por muitos anos. Tanto que ainda teve fôlego para mais uma Copa, dessa vez, enfim, sendo campeã. 

Foi em 2015. Já sem o mesmo protagonismo, Wambach marcou apenas um gol, foi reserva nas partidas finais, mas entrou para celebrar, em campo, sua única Copa, com a vingança sobre o Japão, em vitória por 5 a 2. 

Wambach se aposentou com 184 gols em 256 jogos pela seleção estadunidense, então a jogadora com mais gols por uma seleção na história do futebol feminino, sendo passada só anos mais tarde pela canadense Christine Sinclair

D

Fotografias(13)

Abby Wambach (USA)
Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados