Siga o canal do youtube do ogol.com.br
        1xBet
        Histórias do Futebol
        Histórias do Futebol

        Quando Gordon Banks parou Pelé na defesa mais famosa de todos os tempos

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        O futebol deixa marcas ao longo dos anos através de ídolos, de títulos, de gols. Momentos que ficam para sempre na memória dos fãs do esporte. Gordon Banks é um desses ídolos marcantes, a bandeira de uma Inglaterra campeã do mundo. Mas muitas vezes Banks é lembrado apenas por um lance, um lance onde parou, de forma espetacular, o maior jogador de todos os tempos. 

        Quem não lembra da defesa de Gordon Banks na cabeçada de Pelé na Copa de 70, no México? É, sem sombra de dúvidas, a defesa mais famosa da história do futebol. 

        Contextualizando um pouco: o duelo era entre o atual campeão do mundo diante do que seria o futuro campeão. Naquela Copa do México, o English Team ficou pelo caminho ainda nas quartas, eliminado pela Alemanha. 

        O que se guardou daquele time foi mesmo a defesa de Banks. Banks que era, por sinal, conhecido como o "goleiro das defesas impossíveis". Fizera muitas ao longo da carreira, sendo ídolo do Leicester. 

        No dia 7 de junho de 1970, Banks fez a defesa mais incrível de sua carreira. Pelé pairou no ar, como diria Dadá Maravilha, para ganhar da defesa e mandou uma cabeçada que parecia um tiro, no canto. Com muito reflexo, Banks fez o que parecia impossível, defendeu o indefensável e evitou o gol de Pelé. 

        Jairzinho, naquele dia, foi o único a vencer Banks, com assistência de Pelé, e o Brasil venceu por 1 a 0. Mas o lance do goleiro ficou marcado para sempre. 

        A defesa ficou conhecida como "a defesa do século", e marcou não só a carreira de Banks, como também a de Pelé, que várias vezes comentou o lance em Guadalajara, elogiando o goleiro. 

        "A defesa foi uma das melhores que já vi, na vida real e em todos os milhares de jogos que assisti desde então. Quando você é um jogador de futebol, você sabe exatamente quão bem tem que acertar a bola. Eu acertei a cabeçada exatamente como eu esperava. Ela foi onde eu queria que fosse. E já estava pronto para comemorar. Mas então este homem, Banks, apareceu como um fantasma azul, como o descrevi. Ele veio do nada e fez o que eu não achava ser possível. Ele puxou a bola, de alguma forma, para cima e para fora do campo. E eu não pude acreditar no que eu vi. Até hoje, quando assisto, não acredito. Não acredito como conseguiu se mover de tão longe e tão rápido", descreveu Pelé anos mais tarde. 

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        jogos históricos
        U Domingo, 07 Junho 1970 - 15:00
        Jalisco
        Avraham Klein
        1-0
        Jairzinho 59'
        Estádio
        Jalisco
        Jalisco
        México
        Guadalajara
        Lotação63163
        Medidas105x70
        Ano de Inauguração1958