Siga o instagram do oGol
        1xBet
        Histórias do Futebol
        Histórias do Futebol

        O gesto de Bellini que virou a marca de todo capitão

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        Em 1958, a seleção brasileira conseguiu, pela primeira vez, ser campeã do mundo. O capitão Bellini estava diante do Rei Gustavo, da Suécia, prestes a receber a principal honraria do futebol: a Taça Jules Rimet. Foi quando o zagueiro viu os fotógrafos baixinhos pedindo: "levanta a taça!". E Bellini levantou. O gesto virou moda e, a partir de então, todo campeão passou a erguer sua taça, seja ela qual for, com ou sem fotógrafos. 

        Era o dia 29 de junho de 1958, e, com Bellini titular, a seleção brasileira superou a Suécia por 5 a 2, no Estádio Rasunda, em Estocolmo, e conquistou pela primeira vez uma Copa do Mundo. 

        Até então, o capitão do time campeão, seja onde fosse, apertava a mão de um dirigente ou autoridade, recebia o troféu, algumas vezes tirava uma foto e logo em seguida ia celebrar a conquista com os companheiros. 

        Mas tinha de ser um brasileiro para quebrar o protocolo. No caso, para criar um novo: o de erguer a taça. Anos depois, Bellini contou a história que o tornou o primeiro capitão a erguer uma taça. 

        "Não pensei em erguer a taça, na verdade não sabia o que fazer com ela quando a recebi do Rei Gustavo, da Suécia. Na cerimônia de entrega da Jules Rimet, a confusão era grande, havia muitos fotógrafos procurando uma melhor posição. Foi então que alguns deles, os mais baixinhos, começaram a gritar:'Belini, levanta a taça, levanta, Belini!', já que não estavam conseguindo fotografar. Foi quando eu a ergui", contou. 

        O gesto foi seguido por todos os capitães a partir de então, e Bellini virou estátua no Maracanã, justamente erguendo a Jules Rimet. Alguns gestos são imortais, e o de Bellini jamais será esquecido. 

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados
        Jogador
        Equipe