Siga oGol no facebook
      bet365
      Jogos Marcantes
      Jogos marcantes

      Alemanha 1 x 0 Argentina: o herói improvável e o tetra alemão no Maracanã

      Texto por Eduardo Massa
      l0
      E0

      O Maracanã foi palco da final da Copa do Mundo de 2014. Sem a seleção brasileira, humilhada pelo 7 a 1, Alemanha e Argentina decidiram a taça. O mundo do futebol conheceu o novo campeão, e não poderia ser mais épico, não poderia ser mais suado, e não poderia ser mais justo. A gigante Alemanha batalhou por 120 minutos contra uma guerreira Argentina. Götze, o herói improvável, saiu do banco para entrar para história, com gol nos minutos finais, levando a "Máquina Alemã" que atropelou o Brasil ao tetracampeonato.

      A trajetória alemã não foi nada fácil. Os alemães tiveram que encarar um dos grupos mais fortes da Copa e ainda assim sobraram na primeira fase. Depois, entretanto, o time de Joachim Löw sofreu para passar por Argélia e França, antes de massacrar os donos da casa no que era previsto ser o mais complicado dos confrontos. A Argentina teve caminho um pouco mais fácil na teoria, só que a prática colocou a seleção na prorrogação contra a Suíça e nos pênaltis contra a Holanda. As duas finalistas fizeram por merecer a honra de decidir a final no palco sagrado do Maracanã, em uma final dramática e histórica. 

      Decisão quente no Maracanã

      Mesmo sem Khedira, substituído por Kramer, o conjunto alemão funcionou como sempre. A diferença para a partida da semifinal, contra o Brasil, é que houve oposição. A Argentina endureceu na marcação e levou perigo nos contra-ataques.

      Higuaín perdeu chance inacreditável @Jefferson Bernardes/VIPCOMM
      De fato, enquanto a Alemanha rondava a área argentina sem ameaçar Romero, as respostas vinham com velocidade nos pés de Lavezzi e Messi. Neuer passou momento de terror e contou com a sorte quando Kroos, ao cortar errado de cabeça na intermediária, deu assistência perfeita para Higuaín. Na cara do gol, o atacante desperdiçou chance inacreditável de abrir a contagem na decisão. Foi o gol mais perdido daquela Copa.

      O próprio Higuaín chegou a balançar a rede aos 30 minutos, em jogada iniciada de forma genial por Messi. Desta vez, Pipita foi flagrado em impedimento. Naquele momento da partida, a Albiceleste empurrava o gigante alemão para as cordas, em busca do nocaute, nocaute que sentiu Kramer em dividida no meio-campo, sendo substituído por Schürrle ainda na primeira parte.

      A entrada de Schürrle abriu ainda mais a Alemanha aos contra-ataques. Ao mesmo tempo, aumentou a pressão alemã no ataque. Foi do atacante a primeira finalização com perigo para Romero. A troca de passes no ataque ganhou em qualidade e velocidade, e Kroos também testou o goleiro argentino.

      Messi ficou no quase @Bruno Domingos/ Mowa press
      Mais ofensiva na segunda etapa, com Agüero no lugar de Lavezzi, a Argentina quase marcou com seu principal jogador. Messi escapou na cara do gol, tocando colocado na saída de Neuer, em tentativa que raspou à trave.

      A empolgação não durou muito. Assim que a Alemanha encaixou a marcação, a partida ficou truncada e com raras oportunidades dos dois lados.Messi reapareceu apenas aos 30 minutos, ao tentar a característica puxada para a esquerda seguida de finalização colocada. A bola passou sem grande perigo para o gol de Neuer desta vez.

      Do outro lado, Müller e Klose foram os que mais incomodaram a defesa hermana, porém sem grande inspiração. Lahm e Schweinsteiger fizeram partida discreta e Kroos apresentou seu pior futebol durante toda a Copa. Özil, em certos momentos, foi um homem a menos para os alemães.

      O herói veio do banco: Mario Götze, que entrou no que seria o maior artilheiro da história das Copas, Klose. O meia conseguiu a salvação de sua equipe na prorrogação.

      A partida parecia caminhar em ritmo lento para a disputa por pênaltis, depois de uma prorrogação de poucas chances. Até que, aos sete minutos do segundo tempo extra, Schürrle colocou velocidade pela esquerda e cruzou na primeira trave. Götze matou no peito e, sem deixar a bola cair, tocou na saída de Romero para entrar na história. A Alemanha conquistou o tetra no palco sagrado das grandes decisões. 

      D

      Fotografias(47)

      Alemanha x Argentina - Final da Copa do Mundo
      Alemanha x Argentina - Final da Copa do Mundo

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Domingo, 13 Julho 2014 - 16:00
      Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
      Nicola Rizzoli
      1-0
      Pro.
      Mario Götze 113'
      Estádio
      Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
      Lotação78838
      Medidas105x68
      Ano de Inauguração1950