Siga oGol no facebook
    bet365
    Biografia
    Biografia Jogadores

    Landon Donovan: O primeiro craque do soccer

    Texto por Paulo Mangerotti
    l0
    E0

    Foi preciso muito tempo para que o football, ou melhor, o soccer ganhasse a atenção do público nos Estados Unidos. O esporte mais popular do mundo nem sempre encontrou a mesma unanimidade entre os norte-americanos, com predileção clara ao futebol (americano), basquete ou baseball. Se essa história hoje é um pouco diferente, muito da responsabilidade passa por Landon Donovan, um herói nascido em Hollywood.

    Donovan, na verdade, é nascido em Ontario, na Califórnia, bem menos famosa que a homônima e importante cidade canadense. Licença poética posta, a Ontario, que é mais conhecida por ser "apenas" a cidade de Donovan, está localizada a menos de 70 quilômetros de Hollywood, onde Marvel e DC Comics eternizaram seus heróis para o mundo.

    O primeiro grande prodígio

    O início da carreira de Landon Donovan foi pouco usual para a realidade do futebol dos Estados Unidos na década de 1990. Em 1999, depois de disputar uma Copa do Mundo Sub-17 com a seleção, o jovem meia chamou a atenção do Bayer Leverkusen, por quem assinou um contrato de seis anos antes mesmo de se tornar jogador profissional.

    A transferência de Donovan para a Bundesliga foi mais do que um movimento pioneiro, mas um marco. Donovan não precisa ter sido o primeiro estadunidense a fazê-lo, mas serviu de inspiração para outros que viriam a trilhar os mesmos passos, não por acaso na Alemanha, como Christian Pulisic e Giovanni Reyna. 

    Pelo Bayer Leverkusen, Donovan encontrou dificuldade no processo de adaptação. A maior parte do longo contrato de seis anos que havia assinado foi cumprido na própria Major League Soccer, com a camisa do San Jose Earthquakes onde passou quatro temporadas emprestado.

    Em San Jose, o fato de ser o jogador mais jovem do elenco nunca foi um problema. Logo em sua primeira temporada, no ano de 2001, aos 19 anos, Donovan foi o artilheiro do clube da campanha vitoriosa na MLS, com direito a gol na decisão contra o Los Angeles Galaxy - ironicamente, onde viria a ser o maior ídolo. Este foi o primeiro dos seis títulos que conquistou, sendo o maior vencedor da história da competição.

    A estrela de Los Angeles

    Após quatro temporadas no SJ Earthquakes e dois títulos da MLS, Donovan, enfim, recebeu sua primeira oportunidade como profissional no Bayer Leverkusen. Em 2005, o talentoso meia já era visto como principal jogador da seleção dos Estados Unidos, por quem havia sido campeão da Copa Ouro e participado da Copa do Mundo de 2002 e da Copa das Confederações de 2003.

    No Bayer, porém, as coisas voltaram a não correr como o esperado. Depois de nove jogos, somente um como titular, Donovan acabou negociado com o Los Angeles Galaxy e iniciou uma era rumo ao estrelato.

    Landon Donovan
    Major League Soccer
    385 Jogos  33328 Minutos
    170   61   0   02x

    ver mais �
    Em quatro passagens pelo Galaxy, interrompidas por períodos de empréstimo na Premier League (Everton duas vezes) e novamente Bundesliga (Bayern de Munique), Donovan conseguiu um desempenho tão marcante que acabou eleito por votação popular como melhor jogador da história da MLS. A votação foi conduzida pela própria MLS, e não é difícil de ser compreendida.

    As quatro passagens de Donovan pelo Los Angeles Galaxy, somadas, computam um período de uma década no clube. Em mais de 300 jogos disputados e 137 gols marcados, o meia foi tetracampeão da Major League Soccer, e conseguiu roubar a cena mesmo quando os holofotes estavam virados para nomes mais famosos, como os ex-companheiros David Beckham e Robbie Keane. Aliado ao tempo que teve no SJ Earthquakes, o meia é o maior artilheiro da história do principal campeonato dos Estados Unidos, ao lado do ex-atacante Chris Wondolowski.

    O período de sucesso de Donovan no Galaxy ainda coincidiu com sua melhor fase pela seleção dos Estados Unidos. Antes uma vez campeão da Copa Ouro, repetiu o feito mais três vezes, além de ter disputado outras duas Copas do Mundo e de ser, ao lado de Dempsey, o maior goleador da história de sua seleção.

    Se você tem dúvidas de que seja justo considerar Donovan como um craque do futebol, simplifique. Donovan foi não só um craque do soccer, mas o primeiro.

    D

    Fotografias(12)

    Landon Donovan (USA)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados