Siga o canal do youtube do ogol.com.br
história
Tragédias

O dia em que o Fla foi campeão mas nem tudo foi festa no Maraca

Texto por Cláudio Sobrinho
l0
E0
No dia 19 de julho de 1992, o Flamengo conquistava o Campeonato Brasileiro diante do Botafogo, em dia que ficou marcado por um acidente que causou mortos e feridos nas arquibancadas do Maracanã.

Nesta data difícil de ser esquecida, o Flamengo entrou em campo contra o Fogão com uma boa vantagem a seu favor, após ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0. As 122 mil pessoas (número bastante questionado) que lotaram as arquibancadas do mítico estádio carioca presenciaram um empate em 2 a 2, que deu o título ao rubro-negro.

Júnior abriu o placar para o Fla no finzinho do primeiro tempo, e Júlio César ampliou para 2 a 0 no começo da segunda etapa. Antes do apito final, Pichetti e Valdeir empataram para o Botafogo, mas foi insuficiente para tirar a taça das mãos dos flamenguistas.

A tragédia nas arquibancadas do Maracanã

Nem tudo foi festa no Maracanã neste dia. Um inesperado acidente nas arquibancadas gerou pânico no estádio e deixou os telespectadores de todo o país apreensivos.

Local do acidente logo após a queda dos torcedores
Antes de começar o jogo, após tumulto gerado devido a uma suposta briga entre integrantes de uma torcida organizada, uma das grades da arquibancada cedeu e causou a queda de cerca de 40 pessoas a uma altura de quatro metros, caindo em cima de outro grupo de pessoas que estavam no anel inferior.

O acidente provocou a morte de quatro pessoas e deixou outras 88 feridas, sendo algumas em estado grave.

Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelo sucedido. Um laudo realizado pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli, apurou que as causas da queda da grade foram o excesso de carga, o desgaste do material e falhas na instalação da estrutura de alumínio.

Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Sábado, 18 Julho 1992 - 20:00
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
José Wright
2-2
Pichetti 83'
Valdeir 88'
Júnior 42'
Júlio César 55'
Estádio
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Lotação78838
Medidas105x68
Ano de Inauguração1950