Siga oGol no facebook
Jogos Marcantes
Jogos marcantes

Bahia 3 x 1 Santos: quando o Tricolor superou Pelé para dominar o Brasil

Texto por ogol.com.br
l0
E0

No dia 29 de março de 1960, Bahia e Santos voltavam a jogar para definir o título da Taça Brasil de 1959. Nos dois jogos anteriores, uma vitória para cada lado. Foi necessário um jogo desempate. 

As equipes conseguiram vitórias fora de casa. O Tricolor superou o Peixe na Vila; enquanto Pelé e companhia venceram o jogo da Fonte Nova. Nada de campeão até então. 

Foi definido que haveria um terceiro jogo e em campo neutro: o Maracanã. Talvez não tão neutro, já que o estádio ia se acostumando a ver Pelé e companhia em jogos marcantes. 

Mas o Bahia não se intimidou. Comandado pelo técnico argentino Volante, que substituíra Geninho e se  tornaria o primeiro estrangeiro a ser campeão brasileiro, o Tricolor foi valente, apesar do favoritismo do rival. 

É verdade que o Rei, Pelé, não jogou por lesão. Ainda assim, o Alvinegro Praiano tinha um timaço, como provou Coutinho ao abrir o placar da peleja aos 27 minutos. 

A resposta baiana veio ainda no primeiro tempo: Vicente empatou. Logo na volta do intervalo, Leo Briglia virou para os tricolores, que não perderam mais a vantagem. 

A segunda etapa, segundo relatos da época, foi de violência e o árbitro Frederico Lopes perdeu a mão do confronto. Foram três expulsos do lado paulista e um do lado baiano. 

No fim, Alencar, com o terceiro gol, sacramentou o histórico título do Bahia. Com a conquista, os baianos foram os primeiros a representar o Brasil na primeira edição da Libertadores naquele ano de 1960, que acabou com título do Peñarol. 

Lista
Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Terça, 29 Março 1960 - 16:00
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
3-1
Vicente 37'
Leo Briglia 46'
Alencar 76'
Coutinho 27'
Links Relacionados
Estádio
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Lotação78838
Medidas105x68
Ano de Inauguração1950