Siga oGol no facebook
Jogos marcantes
Jogos marcantes

Brasil 6 x 0 Chile: a inauguração do berço do futebol brasileiro

Texto por ogol.com.br
l0
E0

O estádio de laranjeiras é o berço do futebol brasileiro. Foi no campo que deu origem ao estádio que o Brasil realizou seu primeiro embate, contra o Exeter City, da Inglaterra, em 1914. Mas a inauguração do estádio em si só aconteceu anos depois. 

Em 1919, o Brasil ia sediar, pela primeira vez, o Sul-Americano de seleções. Para isso, precisava de um estádio moderno, que recebesse os jogos. Foi inaugurado, então, o estádio de laranjeiras. 

O estádio, com arquibancadas para 18 mil pessoas, foi batizado de Estádio Manoel Schwartz. No dia 11 de maio, a inaguração: a seleção abria o Sul-Americano diante do Chile. Pobre dos chilenos. 

Em dia inspirado de Arthur Friedenreich, considerado o primeiro ídolo da história do futebol brasileiro, o Brasil venceu por 6 a 0. Friedenreich fez três gols, Neco dois e Harold um. 

A seleção conquistaria mais tarde, em Laranjeiras, seu primeiro título na história, vencendo o Uruguai, com gol de Friedenreich na prorrogação. 

Lista
Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Domingo, 11 Maio 1919 - 00:00
Manoel Schwartz (Laranjeiras)
Juan Pedro Barbera
6-0
Arthur Friedenreich 11' 70' 81'
Neco 20' 33'
Haroldo 49'
Links Relacionados
Estádio
Manoel Schwartz (Laranjeiras)
Lotação8000
Medidas105x70
Ano de Inauguração1919