Siga oGol no Twitter
Biografia
Biografia Treinadores

Manuel Fleitas Solich, o pai do 4-2-4

Texto por ogol.com.br
l0
E0

Para muitos, o paraguaio Manuel Fleitas Solich foi o "pai do 4-2-4" no Brasil. Além da implementação da inovação tática que perdurou muitos anos por aqui, o técnico colocou em sua carreira muitos títulos. 

Nascido em Assunção, no Paraguai, no início da década de 1910, Solich foi um jogador técnico, que se destacou no Nacional, do Uruguai, brilhou no Boca Juniors, da Argentina, e jogou quatro Copas Américas pelo Paraguai. 

Ao se aposentar, iniciou carreira de técnico ainda na Argentina, passou por clubes paraguaios e pela seleção, que dirigiu na Copa de 1950, no Brasil. Observado por dirigentes cariocas, foi contratado pelo Flamengo em 1953. 

O Rubro-Negro vivia quase uma década sem troféus e Flávio Costa havia deixado uma lacuna no comando técnico. Solich a ocupou bem e ficou conhecido como o Feiticeiro da Gávea com alterações que mudavam as partidas. 

Conquistou o segundo tricampeonato carioca rubro-negro, de 1953 a 1955. Deixou o clube em 1959 para comandar o Real Madrid e foi campeão da Liga dos Campeões com Puskás e companhia. Voltou ainda para a Gávea em 1961, sendo campeão do Rio-São-Paulo. No Brasil, ainda dirigiu Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro e Bahia. 

Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados