Siga oGol no Twitter
história
Clubes

Fluminense

Texto por Carlos Ramos
l0
E0
A história do Fluminense Football Club se confunde com a própria história do futebol no Rio de Janeiro. Afinal, a equipe das Laranjeiras surgiu em 21 de julho de 1902 através de Oscar Cox, o grande pioneiro do esporte no então Distrito Federal e primeiro presidente da história do Flu. 

Na gestão de Cox, que foi também jogador do clube, o Flu se instalou nas Laranjeiras, região nobre do Rio de Janeiro. O primeiro uniforme do clube foi cinza e branco, mas, por sugestão de Cox (e também de Mário Rocha, outro dos fundadores), a equipe adotou as atuais três cores. 

O primeiro jogo da história do clube foi no dia 19 de outubro de 1902, contra o Rio Football Club, no campo do Payssandu, nas Laranjeiras. O Fluminense conseguiu goleada por 8 a 0. Por intermédio de Oscar Cox, que já havia conseguido alianças em São Paulo, o Flu realizou jogos contra equipes paulistas para se preparar para a soberania no Rio de Janeiro. 

O Fluminense foi o primeiro campeão carioca, em 1906, com Cox e Oswaldo Gomes, os primeiros grandes ídolos do clube. Voltou a faturar o título no ano seguinte, dividindo com o Botafogo, e celebrou as conquistas de 1908 e 1909. 

Laranjeiras é palco também da seleção

O Fluminense construiu o Estádio das Laranjeiras em 1919, para a disputa do Sul-Americano de seleções daquele ano. Foi lá que Arthur Friedenreich, primeiro ídolo do futebol brasileiro, garantiu o primeiro título da seleção, diante dos uruguaios. 

Foi nas Laranjeiras também que, em 1922, celebrando o centenário da independência, o Brasil conquistou o segundo sul-americano, com Friedenreich novamente no time. As Laranjeiras tiveram a capacidade aumentada para 25 mil pessoas, que fizeram a festa com novo título brasileiro. 

A relação do Tricolor com a seleção brasileira continuou com seus ídolos. Preguinho, por exemplo, foi o autor do primeiro gol da seleção brasileira em Copas do Mundo, contra a Iugoslávia, em 1930. Multiatleta, Preguinho foi um dos grandes ídolos tricolores. 

Das Laranjeiras ao Maracanã

A Preguinho se seguiram outros tantos. O Flu cresceu com o futebol brasileiro, e as Laranjeiras já não era suficiente para receber o clube, e a seleção, na medida que o esporte ia ficando cada vez mais popular. Foi construído, então, o Maracanã. 

Lá, o Flu conquistou o Carioca de 1951, primeiro troféu no estádio. No ano seguinte, tentou elevar a autoestima do povo brasileiro, cabisbaixo pela derrota para o Uruguai na Copa de 1950, conquistando a Copa Rio, um embrião do Mundial de Clubes. Castilho, Pinheiro, Didi, Telê e Orlando Pingo de Ouro eram alguns dos craques daquele time. Muitos deles, também, brilhariam muito na seleção. 

O Fla-Flu 

A história do Fluminense também se confunde com a história do Fla-Flu, um dos clássicos mais importantes do futebol brasileiro. Com rivalidade desde a criação do Flamengo, que veio com desertores do Fluminense, o clássico começou a ser disputado em  7 de julho de 1912. 

No estádio das Laranjeiras, o ponta Eward Calvert, que representava o time da casa, marcou o primeiro gol da história do clássico, que terminou com vitória tricolor por 3 a 2. O inglês Harry Welfare, nome importante da história tricolor, é o estrangeiro com mais gols no duelo, com sete tentos.

O clássico, que segundo o tricolor Nelson Rodrigues começou 40 minutos antes do nada, viu surgir, ao longo das décadas, momentos inesquecíveis, como o gol de barriga de Renato Gaúcho em 1995, que acabou com jejum de dez anos do Tricolor sem títulos cariocas. 

Os imortais 

O Fluminense teve grandes times ao longo da história, mas na década de 1970, a chamada Máquina Tricolor talvez tenha encantado mais que todos. Comandado por Rivellino e com grandes nomes do futebol brasileiro, como Carlos Alberto Torres, Edinho e Dirceu, o Flu foi bicampeão carioca sem dar chance aos rivais. 

Anos depois, a torcida tricolor vibraria com outro grande time, comandado pela dupla formada por Washington e Assis. Com Paulo Vitor, Ricardo Gomes, Branco, Romerito e companhia, e comandado por Carlos Alberto Parreira, o Flu conquistou seu primeiro título brasileiro, e foi tricampeão carioca. 

Anos mais tarde, outros grandes times foram formados, e outros ídolos surgiram. Fred apareceu para se tornar um dos grandes nomes da história do clube, como grande artilheiro, Conca foi maestro, com Deco, da equipe que voltou a ser campeã brasileira... O Flu segue sendo, até hoje, o time de três cores que traduzem tradição. 

Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados