Siga oGol no Twitter
Clubes
Clubes

Flamengo

Texto por Carlos Ramos
l0
E0

O Clube de Regatas do Flamengo iniciou atividades, como sugere o nome, voltado para o Remo, esporte que, no fim do século XX, era popular no Rio de Janeiro. Fundado em 17 de novembro de 1895, no bairro do Flamengo, o clube que se tornaria o mais popular do país nasceu como um grupo de regatas. Domingos Marques de Azevedo foi o primeiro presidente. 

No início do século seguinte, o futebol começou a aparecer com força na sociedade carioca. Inicialmente, os atletas de remo flamenguistas que queriam se aventurar no novo esporte tinham de defender as cores do rival, Fluminense. Mas logo o quadro mudou. 

Em 1911, comandados por  Alberto Borgerth, um grupo de atletas tricolores resolveu abandonar o clube das Laranjeiras para fundar o Departamento de Futebol na Gávea. O clube de regatas se tornaria um gigante dos gramados. 

Vitorioso desde o início

O Flamengo começou a treinar na Praia do Russel e, já filiado a Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, começou a dar os primeiros passos nos gramados. O primeiro jogo registrado pelo clube aconteceu dia 03 de maio de 1912, no estádio da Rua Campos Salles, casa do América. Contra o Magueira, o Rubro-Negro iniciou trajetória no esporte com goleada de 15 a 2. 

O primeiro gol rubro-negro saiu, de acordo com a imprensa da época, logo no primeiro minuto. Gustavo marcou ao receber passe de Bahiano. No minuto seguinte, Gustavo fez outro, até que a goleada acabou nos 15 a 2. Gustavo fez cinco gols na partida, enquanto Borgerth, um dos pioneiros do futebol na Gávea, também deixou o dele. 

O Fla venceu o primeiro título carioca em 1914, conquistando o bicampeonato já na temporada seguinte. O time começou a mandar seus jogos no Estádio da Rua Paysandu. Na década de 1930, conseguiu a construção da Gávea, e lá jogou até o surgimento do gigante Maracanã. 

Rivalidades no Rio

Como era de se esperar, a grande rivalidade do Flamengo foi com o Fluminense. Afinal, o futebol no Rubro-Negro começou justamente com a ajuda de jogadores que deixaram o Tricolor. O primeiro clássico aconteceu dia 7 de julho de 1912, pelo Campeonato Carioca, com vitória tricolor por 3 a 2. 

Em 20 de outubro de 1950, também com vitória tricolor, por 2 a 1, houve o primeiro clássico Fla-Flu do Maracanã. O estádio gigante, que foi construído para a Copa do Mundo daquele ano, acabou virando a casa rubro-negra. 

Décadas depois, nos anos 1990, a rivalidade do Flamengo com o Vasco foi ficando maior. Com declarações polêmicas nos bastidores e grandes times em campo, os rivais lutaram pelos principais títulos do Estado e do país. Como não lembrar do gol de falta Petkovic na final do Carioca de 2001?

Já no século XXI, a rivalidade com o Botafogo, por finais de Carioca seguidas e também com declarações e celebrações polêmicas, esquentou o clima com o rival de General Severiano. A verdade é que o Fla sempre foi o maior alvo dos rivais do Rio de Janeiro, e grandes rivalidades se formaram ao longo dos anos. Cada uma recheada de ídolos, capítulos especiais e títulos. 

O Mais Querido do Rio, do Brasil e do Mundo 

O Flamengo foi, ao longo dos anos, rompendo barreiras. Saiu do remo para os gramados, e dos gramados cariocas para os brasileiros, e dos brasileiros para os mundiais. A década de 1980 é guardada com carinho na memória do torcedor rubro-negro. 

Foi nela que surgiu, e brilhou intensamente, o maior camisa 10 da história do clube, um dos grandes do futebol mundial, Zico. Aproveitando a geração de Zico, Leandro, Júnior, Nunes, Adílio e companhia, o Rubro-Negro foi três vezes campeão brasileiro, subiu ao topo da América e do mundo, batendo o Liverpool no que é considerado o grande jogo da história do clube (um passeio rubro-negro com vitória por 3 a 0). 

A popularidade dos anos com Zico e companhia e o grande alcance do rádio nas épocas de ouro do clube fizeram o Flamengo ser considerado o clube com a maior torcida do Brasil. Algumas pesquisas apontaram o Fla com a maior torcida do mundo. Nos braços do povo, o Flamengo se tornou o Mais Querido. 

Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados
Equipe